🌱 Eficácia do Sistema Produtivo no Controle de Pragas

Estudo da Embrapa comprovou a eficácia dos sistemas produtivas no controle de pragas. O que abre novas perspectivas para incorporar novas práticas que mitigam riscos e custos, com efeitos na rentabilidade.

Imagem: Embrapa

Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária no Controle de Pragas na Agricultura

A demanda por soluções eficazes de controle de pragas está impulsionando o desenvolvimento de tecnologias de manejo que além de reduzir a incidência de pragas, reduzem o uso de defensivos e melhoram sustentabilidade das cadeias produtivas.

Além do controle eficiente, as inovações buscam integrar soluções ao manejo, como forma de facilitar o uso das tecnologias com o menor custo possível. Oferecendo aos produtores menores obstáculos para vencer a resistência à adoção de manejos mais disruptivos.

A Importância da Escolha do Sistema Produtivo no Controle de Pragas

A escolha do manejo correto para cada tipo de cultura busca o melhor sistema de produção, com vistas à produtividade, rentabilidade e qualidade dos produtos. Mas também pode fazer parte do controle de riscos, a partir da pesquisa da Embrapa, que colocou o sistema de plantio e produção na equação de contenção de pragas.

Com a integração do sistema produtivo como parte do controle de pragas, as boas práticas ganham capilaridade e os riscos de endemias caem bastante. Já que o manejo das pragas não se baseia em uso de defensivos químicos, o que poderia criar uma geração de pragas resistentes.

Plantio Direto e Integração Lavoura-Pecuária são Eficazes no Controle de Pragas

A Embrapa conduziu dois estudos que comprovaram a eficácia dos manejos de Plantio Direto e Integração lavoura-Pecuária no controle de pragas, a partir da análise das transformações do solo durante os experimentos.

Controle de Pragas com Plantio Direto

Durante 5 anos foram avaliadas as mudanças no solo manejado no sistema de plantio direto. O estudo concluiu que o manejo era capaz de atrair microrganismos que competem com fungos causadores de doenças.

Controle de Pragas com Integração Lavoura-Pecuária

Em outra região, foi estudado o sistema que integra Lavoura e Pecuária. A pesquisa demonstrou que na adoção do ILP a diversidade global de fungos no solo aumentou ao longo de 15 anos, com números superiores aos da vegetação nativa.

Leia o Estudo da Embrapa Aqui

A pesquisa é de vital importância para o agronegócio brasileiro pois comprova que nossas tecnologias de manejo melhoram a qualidade do solo e das plantas. Além disso, demonstra que o Brasil, DE FATO, integra a sustentabilidade ao processo produtivo.

REFERÊNCIAS

Embrapa

Posts Similares