🪰 Bioinseticida para Fruticultura tem 87% de Eficácia
O Bioinseticida a partir de um Fungo Encontrado no Solo é uma Inovação da Embrapa para Controle Sustentável de Pragas na Fruticultura.
O Bioinseticida criado a partir de um Fungo Encontrado no Solo é uma Inovação Sustentável para Controle de Pragas na Fruticultura.
Pesquisa da Embrapa Amapá Desenvolveu Bioinseticida para fruticultura a partir de um Fungo Encontrado no Solo. Os estudos apontaram até 87% de eficácia no controle da mosca-da-carambola.
A tecnologia, à base do fungo ‘Metarhizium anisopliae’, age por meio de aplicação direta no solo, atingindo larvas, pupas e adultos da praga, encontrada em todo o estado do Amapá e em áreas restritas de Roraima e do Pará.
Bioinseticida para Fruticultura com Alto Impacto
A mosca-da-carambola (Bactrocera carambolae) é uma espécie que faz parte do complexo Bactrocera dorsalis, com cerca de 85 espécies muito próximas geneticamente.
Pesquisador da Embrapa
Segundo os pesquisadores, a B. dorsalis é uma das pragas agrícolas de maior impacto no comércio internacional de frutas in natura e um dos principais fatores limitantes. O que torna a solução da um ativo de impactos econômicos, sociais e ambientais de grande relevância.
Importância da Biodiversidade no Controle Biológico de Pragas
A tecnologia se mostrou eficaz no combate a moscas-das-frutas, de alta importância econômica, em diversas culturas fruticultoras como: goiaba, manga, carambola, acerola, citros, tangerina, caju, jambo e laranja-da-terra, segundo os estudos da Embrapa Amapá.
Além disso, o fungo foi obtido no bioma amazônico, o que o torna ideal para o controle das moscas-das-frutas que ocorrem em ambiente tropical. Desta forma, além do avanço, a pesquisa ainda demonstra a necessidade de preservar a biodiversidade.
Mais Recentes em “Controle de Pragas”
Greening empurra produção para Mato Grosso do Sul, Goiás, Paraná e Distrito Federal.
A dificuldade do controle do psilídeo exige um manejo alternativo da produção, buscando outras áreas para estabelecer os pomares e garantir a sustentabilidade da fruticultura….
Substância de biomassa vegetal ajuda no combate a ervas daninhas.
Frequentemente tratada como resíduo da indústria de papel e celulose, a lignina, um polímero responsável pela rigidez da parede celular das plantas, aumentou a estabilidade…
Edição gênica produz plantas indigestas para pragas.
Pesquisadores revisitam os avanços na geração de plantas geneticamente modificadas que impedem a digestão de amido por percevejos, besouros, gorgulhos ou carunchos….
Controle biológico da murcha do tomateiro: solução pode vir do solo amazônico.
A murcha do tomateiro é uma doença de importância econômica que atinge tomateiros e outras culturas importantes. O controle biológico pode reduzir custos de produção…
Vespas em lavouras na Amazônia contribuem para controle natural de pragas.
Pesquisa da UFSCar em andamento identifica espécies e compara ocorrência na mata nativa e em plantações no interior do Estado do Amazonas. Dados sobre função…
Controle Biológico de Pragas é Sustentabilidade
A utilização deste fungo é mais uma ferramenta de controle biológico de pragas, que comprova e eficiência do agronegócio brasileiro – através de pesquisas – em encontrar soluções sustentáveis.
Já que o novo Bioinseticida para fruticultura não é tóxico nem deixa resíduos, o que garante a qualidade, segurança e procedência do produto, bem como a sustentabilidade da cadeia fruticultora.
Referências
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.