🎐 Brasil Rumo à Descarbonização do Agro
Descarbonização do Agro Conta com Projeto da Embrapa Focado em Sistemas Integrados e Intensificados de Produção Agropecuária.
Descarbonização do Agro Conta com Projeto da Embrapa Focado em Sistemas Integrados e Intensificados de Produção Agropecuária.
O avanço da agricultura de baixo carbono no Brasil é motivo de grande expectativa, tanto pelo impacto no meio ambiente quanto pelo impacto na imagem do setor internacionalmente.
O projeto envolve instituições públicas, privadas e propriedades rurais, e terá como base análises detalhadas de experimentos de campo de longa duração, visando o sequestro de carbono como ação mitigadora da emissão de gases do efeito estufa (GEE).
A pesquisa promete avançar sobre os anseios de uma agricultura de baixo carbono, aproveitando os trabalhos já executados e em andamento. Partindo da análise, avaliação e obtenção de dados, que (futuramente) serão disponibilizados para auxílio aos produtores rurais de todo o Brasil.
Conheça Algumas Características do Projeto de Descarbonização do Agro:
- Modelagem matemática para projeções futuras da dinâmica do carbono nos solos e o estabelecimento de um banco de dados estruturados;
- Obtenção de fatores e parâmetros aprimorados para uso em modelos para estimativas de carbono;
- Geração de fatores destinados à aplicação em análises de ciclo de vida e inventários setoriais, regionais e nacional relacionados ao desempenho ambiental e emissões de gases de efeito estufa;
- Obtenção de indicadores de sustentabilidade relacionados com a dinâmica do carbono no solo.
A iniciativa, pioneira e inovadora, deve ter grande impacto no agronegócio brasileiro, especialmente na política de recuperação de pastagens degradadas. Que são áreas de elevado custo de recuperação, e demandam maior valor agregado na produção.
As bases de estudos em andamento (de eficácia comprovada) serão complementadas com parâmetros de descarbonização mais avançados que, aliados à rastreabilidade da produção, devem promover a imagem do agro brasileiro em mercados mais ricos.