Agronegócio

O Agronegócio é um dos principais ativos da economia
Imagem: istockphoto.com

O Agronegócio é um dos principais ativos da economia brasileira.

Agronegócio é um conceito cuja compreensão muda nossa visão sobre as interações sociais, econômicas e políticas. Pois, desta forma, teremos a noção de que a economia do Brasil gira em torno da cadeia produtiva do agro, que sustenta a cadeia de insumos de boa parte da indústria de bens de consumo e bens de capital.


Definição de Agronegócio Segundo o Site CEPEA/Esalq-USP

Agronegócios seriam todos os negócios que devem sua existência à Agricultura no sentido amplo – significando o uso econômico dos recursos naturais orgânicos – animais e vegetais fundados no solo e no clima.


O que significa dizer que o setor do agronegócio envolve as atividades agrícolas, pecuárias, florestais, pesca e agroindústria. Além dos agrosserviços que fazem parte da cadeia produtiva de produtos e insumos do agro.

Impactos do Agronegócio

Marcando presença na cadeia de suprimentos da ind;ustria de bens e serviços, o agronegócio participa de muitos aspectos da vida cotidiana. Por ser uma atividade econômica de grande alcance, que demanda recursos naturais abundantes, o agro causa impactos positivos e negativos.

O balanço desses impactos é o que faz do setor, além de uma potência econômica, uma liderança na inserção das sustentabilidade no processo produtivo, com vistas a mitigar os impactos negativos.

Impacto Econômico

Para se ter uma ideia, o agronegócio representou 24% do Produto Interno Bruto (PIB) brasileiro em 2023, segundo o estudo do Cepea/Esalq USP em parceria com o CNA Senar.

0Bi
Contribuição do Setor na Balança Comercial (em US$)
0%
Impacto do Agro no PIB Brasil
0Bi
Faturamento do Agro (em US$)
0%
Das Exportações Brasileiras

Dados Cepea da Esalq/USP (2023), CNA/Senar (2023).

O estudo também mostrou a participação do setor no saldo da balança comercial brasileira, com mais de 50 bilhões de dólares, sendo que quase metade das exportações nacionais foram de produtos do agronegócio, demonstrando a força do setor e o impacto das atividades agrícolas na economia brasileira.

Além disso, o agronegócio tem grande participação na cadeia de suprimentos da indústria de bens de consumo duráveis, não-duráveis e bens de capital. Seja com a produção de matéria-prima para a indústria calçadista, cosméticos, pet, automobilística etc, como no fornecimento de biocombustíveis e geração de energia.

Impacto Social

O agronegócio brasileiro é uma das atividades de grande impacto social. Segundo o Censo Agropecuário (2019) são 5 milhões de estabelecimentos rurais. Dos quais 77% foram classificados como de agricultura familiar, ocupando uma área de 80,89 milhões de hectares. Em 2017, a agricultura familiar ocupava 10,1 milhões de pessoas, 67% do total de trabalhadores nos estabelecimentos agropecuários.

0%
Dos Estabelecimentos Agropecuários tem até 100ha
0%
Dos Estabelecimentos Agropecuários tem entre 100 e 1.000ha
0%
Dos Estabelecimentos Agropecuários tem acima de 1.000ha

Dados Censos Agropecuários IBGE (2017).

Além do perfil de propriedades, a agroindústria e o setor de agrosserviços também vem avançando nas contratações. O que demonstra a grande capacidade de impacto social no quesito emprego e renda que o agronegócio proporciona ao Brasil.

Segundo o Boletim Mercado de Trabalho do Agronegócio Brasileiro (2023) do Centro de Estudos Avançados em Economia Aplicada (CEPEA), 28,5 milhões de pessoas compõe o número de pessoas ocupadas no setor, sendo que este já é o terceiro recorde positivo. O rendimento dos trabalhadores assalariados cresceu cerca de 3,4%, indicando que geração de emprego também é acompanhada de elevação da renda.

Impacto Ambiental

Entre os principais impactos ambientais ligados ao agronegócio estão: desmatamento ilegal, poluição, degradação do solo etc. Porém, o agro brasileiro, a partir do Novo Código Florestal, cresce em um framework novo, com base em desenvolvimento, pesquisa e inovação.

O gráfico abaixo demonstra a alteração nas áreas de ocupação do agronegócio, com destaque para a redução de 34% na área de lavouras permanentes, ao mesmo tempo que houve um aumento de 81% na área de matas plantadas (no período entre 2006 e 2017).

O que demonstra que uma das cadeias produtivas mais importantes do Brasil, vive uma nova realidade. A partir de novas técnicas de manejo, tecnologias avançadas e uma visão de longo prazo, os níveis cada vez maiores de preservação, redução de emissões, bem-estar animal e qualidade de vida no campo, têm mudado radicalmente o panorama dos impactos ambientais gerados pela atividade.

Desta forma, com a agenda ESG e Sustentabilidade presentes no dia a dia das atividades agropecuárias, envolvendo Governos, Universidades, Setor Produtivo, Pesquisadores, AgTechs etc), o crescimento do agronegócio passou a ser algo positivo positivo para a economia, as pessoas e o meio ambiente.

O Brasil é Destaque no Agronegócio Mundial

Além do enorme impacto na economial local, o agronegócio colocou o Brasil no mapa do comércio Internacional como um dos maiores produtores e exportadores de produtos agrícolas.

Veja a posição do Brasil no Ranking Mundial de Produção e Exportação

SOJA

(clique sobre a seta)

O Brasil é o Maior Produtor e Exportador Mundial de Soja

CAFÉ

(clique sobre a seta)

PRIMEIRO LUGAR

O Brasil é o Maior Produtor e Exportador Mundial de Café

SUCO DE LARANJA

(clique sobre a seta)

PRIMEIRO LUGAR

O Brasil é o Maior Produtor e Exportador Mundial de Suco de Laranja

AÇÚCAR

(clique sobre a seta)

PRIMEIRO LUGAR

O Brasil é o Maior Produtor e Exportador Mundial de Açúcar

Dados Cepea da Esalq/USP (2023), CNA/Senar (2023).

Sustentabilidade no Agronegócio

Paisagem com floresta e lagos em harmonia com vastas áreas agricultáveis. O agronegócio brasileiro trabalha em harmonia com o meio ambiente.
Imagem: Istockphoto

Segundo os dados do CAR (Cadastro Ambiental Rural) a contribuição dos produtores rurais à conservação ambiental alcança 25,6% do território brasileiro.

O que demonstra o impacto do produtor rural brasileiro como agente transformador, imprescindível para a sustentabilidade, que exige um compromisso com as gerações futuras.

A modernização do agro, baseada na inovação e pesquisa, trouxe os manejos mais avançados para garantir perenidade às atividades produtivas, ao mesmo tempo que garante a atratividade econômica das atividades, para que haja cada vez mais investimentos e escala.

O gráfico abaixo demonstra a variação positiva no número de tratores existentes nos estabelecimentos agropecuários, ao longo do tempo (entre 1975 e 2017). O destaque fica por conta da curva ascendente entre 2006 e 2017. A mecanização dos processos agrícolas trouxe maior eficiência, maior produtividade, menos riscos e menores impactos.

O objetivo é o que é produzido hoje possa ser produzido e consumido pelos nossos netos e seus descendentes de forma segura.

Nesse aspecto, o uso racional dos recursos naturais (terra, água e clima) é o primeiro passo para que produtores produzam com mais eficiência e menos impactos. Enquanto consumidores podem desfrutar de uma melhor qualidade de vida com produtos melhores e saudáveis.

ESG no Agronegócio

Com esse compromisso de produção responsável e gerenciamento de riscos de negócio, a agenda ESG do agronegócio propõe a sustentabilidade das atividades produtivas com base na transparência, respeito às pessoas e meio ambiente.

Cadeias Produtivas do Agro

Imagem de uma usina de Etanol atrás de uma plantação pós-colheita. A energia de ciclo descarbonizante é uma das características do agronegócio.
Imagem: Istockphoto.com

O agronegócio se vale de atividades de ciclo e renováveis, que conferem grande diferencial ao setor pela capacidade de sequestrar, fixar e armazenar carbono equivalente durante o processo produtivo.

Veja a seguir as principais cadeias produtivas do agronegócio brasileiro, algumas das quais além da contribuição no balanço de carbono, ajudaram a colocar o país na liderança de exportação e produção de algumas commodities agrícolas:

Soja
Agronegócio da Soja
Milho
Agronegócio do Milho
Algodão
Agronegócio do Algodão
Laranja
Agronegócio da Laranja
Cana-de-Açúcar
Setor Sucroenergético
Café
Agronegócio do Café
Trigo
Trigo
Sorgo
Sorgo
Aveia
agronegócio da aveia
Hortifruti
Hortifruti
Pecuária de Leite
Pecuária leiteira
Pecuária de Corte
Pecuária de Corte
Suínos
Suinos
Aves
Aves
Piscicultura
Piscicultura

Imagens: Istockphoto.com

Políticas para o Agronegócio

Políticas agrícolas são um conjunto de medidas adotadas pelo governo (em especial pelo Governo Federal, no caso do Brasil) com o objetivo de regulamentar e estimular a produção agropecuária, dentro das seguintes premissas:

  1. reduzir o custo de produção da agropecuária;
  2. estimular o aumento da produção agropecuária;
  3. minimizar os impactos negativos da agropecuária sobre o meio ambiente;
  4. permitir que a agropecuária possa executar sua contribuição ao processo de desenvolvimento econômico.
Crédito Rural
Políticas Agrícolas: Crédito Rural
Pesquisa Agropecuária
Políticas Agrícolas: Pesquisa Agropecuária
Extensão Rural
Políticas Agrícolas: Extensão rural
Seguro Rural
Políticas Agrícolas: Seguro Rural
Preços Mínimos
Políticas Agrícolas: preços Mínimos
Restrição ao Uso da Terra
Políticas Agrícolas: Restrição ao Uso da Terra

Imagens: Istockphoto.com

Inovação no Agronegócio

As demandas por sustentabilidade incluem eficiência em produzir com lucro, preservação ambiental e uso racional dos recursos naturais. De modo a atingir esses objetivos, o agronegócio precisa de muita inovação. Por essa razão, tornou-se campo fértil para tantas iniciativas.

IA, Machine Learning
Inteligência artificial no agro
Imagem: Istockphoto

Uso de dados, inteligência artificial, Internet das Coisas e aprendizado de máquina têm sido amplamente utilizado no setor agropecuário.

Energias Renováveis
Energias Renováceis
Imagem: Istockphoto

Utilização e produção de energia renovável: solar, biomassa (biodigestores) e biocombustíveis como o etanol (milho e Cana) e o biodiesel (soja).

Biotecnologia
Uso de Biotecnologia na agricultura
Imagem: Istockphoto

Controle biológico de pragas, produção de plantas resistentes a agentes patógenos e estresses ambientais e de melhoramento genético de rebanho.

Tecnologia de Manejo
Políticas Agrícolas: Crédito Rural
Imagem: Istockphoto

Boas práticas de manejo que integram inovações tecnológicas ao processo produtivo melhorando os processos em eficiência e sustentabilidade.

Sistemas Integrados
Sistemas produtivos integrados
Imagem: Istockphoto

Os sistemas integrados de produção (ILP, IPF e ILPF) são a grande revolução tecnológica do agronegócio mundial, com tecnologia 100% brasileira.

Agricultura de Precisão
Agricultura de precisão
Imagem: Istockphoto

O conceito de agricultura de precisão ganha cada vez mais força no agro pois ajuda a extrair a maior eficiência de custos e produtividade no talhão.