Lacunas de rendimento na pecuária são chave para maior produtividade com alta rentabilidade.
Os pecuaristas, corte ou leite, enfrentam o desafio de aumentar o rendimento sem grandes custos. Abordagens modernas e novos indicadores de performance são cruciais.

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
A pecuária é uma das principais atividades do agro e uma das mais arriscadas também. Seja no corte – com produtos de ciclo longo, demanda elástica e alto valor agregado – ou no leite – com margens apertadas e custos crescentes -, sem falar na escassez de mão de obra. Por isso, identificar e preencher as lacunas de rendimento tornam-se cruciais para aumentar a rentabilidade das propriedades.
Aumentar a produtividade com maior rentabilidade
É natural que o produtor anseie por melhores rendimentos e decida, por exemplo, expandir a área de pastagem, aumentar o rebanho e, consequentemente, alavancar o faturamento. No entanto, ele pode esbarrar em questões ambientais com custos elevados e baixo retorno financeiro.
Por outro lado, o produtor pode fazer escolhas com base em métodos incompletos como: suplementar a alimentação sem melhorar gado, o que pode aumentar a produção mas não desbloquear toda a rentabilidade. Neste contexto, é necessário inovar na abordagem para identificar e atingir o máximo potencial produtivo das propriedades.
mais Recentes
Ferramentas de avaliação de potencial produtivo
Um estudo internacional, do qual alguns pesquisadores da Embrapa participaram, analisou ferramentas que podem ajudar a preencher lacunas de rendimento e potencializar os resultados da pecuária. Os resultados foram publicados na revista científica Agricultural Systems.
Entre as principais ferramentas do estudo – que tem o objetivo de orientar os investimentos de forma estratégica, visando a maior eficiência dos sistemas produtivos – destacamos:
- Benchmarking: Compara o desempenho de fazendas ou regiões.
- Agrupamento Climático: Foca no potencial técnico com base em fatores como clima.
- Análise de Fronteira: Usa modelos estatísticos e econométricos para analisar a eficiência técnica e econômica.
- Modelos de Sistemas de Produção: Abrange a capacidade de suporte das pastagens e processos biofísicos dos animais.
É certo que as decisões abrangem muitos detalhes mas essas ferramentas são imprescindíveis para considerar a realidade de cada propriedade, produto e produtor. No entanto, dependem de uma disposição para novas abordagens e, em alguns casos, da reestruturação do modelo de negócio com adoção de novos indicadores de performance.
Melhorando indicadores da pecuária leiteira

Entre os principais desafios da pecuária leiteira, sobretudo nas pequenas propriedades, está o cálculo da Margem Líquida do Leite, bastante impactada pelos custos com alimentação, mão de obra e insumos.
Dessa forma, conhecer os dados de performance das fazendas passa a ser fundamental para a melhora na margem, a partir de indicadores como, por exemplo:
- Produção diária por vaca;
- Número de Vacas em Lactação por hectare;
- Quantidade de leite produzida por hectare;
- Margem líquida por hectare;
Considerando o exemplo, identificamos que o sistema produtivo será avaliado pela produção em relação à quantidade de hectares, o que possibilita conhecer o ponto de partida para as melhorias, a partir da limitação de área.
Com isso, a melhora na produtividade concentra-se em combinar os diversos aspectos (pastagem, melhoramento dos animais, manejo e bem-estar) para que os indicadores por hectare cresçam, impulsionando a produtividade, que trará maior rentabilidade com o planejamento financeiro adequado.
O Exemplo do EstriboSim na Pecuária de Corte

Como exemplo da pecuária de corte, podemos utilizar o EstriboSim, uma ferramenta online, desenvolvida pela Embrapa Pecuária Sul.
O software gratuito estabelece projeções de produtividade e rentabilidade com cálculos baseados em indicadores que podem ser facilmente preenchidos pelos produtores como:
- Produtividade (kg peso vivo/hectare).
- Custo da pastagem por hectare (R$/hectare);
- Preço de venda do animal (R$/kg peso vivo);
Neste caso, a ferramenta ajuda o produtor a entender sua produção e sua capacidade atual com base na área já utilizada, possibilitando a identificar a lacuna de rendimento a ser preenchida para aumentar o rentabilidade da atividade pecuária por hectare, sem ampliação de área e rebanho, apenas corrigindo falhas de processo atuais.
Considerações finais
O preenchimento de lacunas de rendimento na pecuária é o aumento da eficiência do sistema produtivo, sem necessidade de expansão de área ou rebanho, favorecendo o controle de custos e o uso racional dos recursos disponíveis, chegando ao máximo potencial produtivo da propriedade.
Ferramentas como o Benchmarking são essenciais para encontrar bons exemplos de rendimento e modelos de negócios similares, já consolidados e validados. Além disso, o agrupamento climático pode dar indicativos sobre os gargalos dos modelos atuais, auxiliando na escolha do capim, gado e modelo de produção mais adequado, respeitando as características regionais.
Atingir eficiência máxima, além de rentabilizar melhor os produtores, possibilita um planejamento de crescimento mais robusto, seja para ampliação da escala do manejo mais eficaz, ou pela mudança do modelo de negócio com agregação de valor de produtos ou serviços, de acordo com os indicadores escolhidos para balizar o planejamento.
Conteúdo relacionado
REFERÊNCIAS: Estudo revela caminhos para aumentar a produtividade da pecuária sem abrir novas áreas.
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.