Café Solúvel Ganha Relevância no Brasil
O Consumo Interno e as Exportações do Café Instantâneo Avançam no Brasil. O Produto é Conhecido pela Qualidade e Versatilidade.

O Café Solúvel é um Produto Conhecido pela Qualidade e Versatilidade.
O Brasil é, historicamente, um dos grandes produtores de café mundiais. Inclusive com grande volume de exportação. Além disso, é um dos maiores consumidores de café do planeta. Porém o café solúvel talvez não venha à mente dos brasileiros, quando se fala em cafeicultura. Mas acredite, o Brasil avança na produção, consumo e exportação do café instantâneo.
A base é o Café Conilon ou Robusta, que pode ser utilizado para Blends ou produção de cafés solúveis. Mas sua versatilidade não para por aí. O Café solúvel é ingrediente para uma série de produtos, que embarcam na paixão dos brasileiros pelo sabor e atmosfera em torno do café.
O Sabor do Café Solúvel está em Toda Parte
As receitas com Café Instantâneo aumentam a cada dia. São bolos, rocambole, mousse, drinks, café gelado, capuccino, café cremoso, pudim e muito mais. Além do uso na cozinha, o café solúvel também é a atração das famosas cápsulas de café, que oferecem uma variedade imensa de sabores e temas.
Outra atração fica por conta dos baristas, que podem brincar com o ingrediente e criar novas receitas. Oferecendo aos consumidores uma experiência sensorial incrível, com a mistura de sabores tendo o café como protagonista, na receita e no cardápio.
Consumo de Café RTD (Ready to Drink) Oferece Oportunidades
Segundo o site Hub do Café, as bebidas de café prontas para beber tem apresentado um crescimento consistente. Tornando-se um mercado promissor para os cafeicultores, pois a demanda pela matéria-prima deve disparar também.
Mais Recentes em “Café”
Produção de Café no Brasil Cresceu 665% ao Longo de Três Décadas. Produtividade Dobrou.
O crescimento da cafeicultura no Brasil de 1990 a 2023 foi marcado pelo investimento em pesquisa e tecnologia, que tornou possível um avanço gigantesco da…
Agro Representou 52% das Exportações da Bahia, em Abril de 2025. Café se Destacou.
A Bahia Fechou o mês de Abril de 2025 Superavitária em Relação a Abril de 2024, com Impulso da Agropecuária, que Teve Saldo Positivo na…
Estudo Demonstrou Sequestro de Carbono 2,3 Vezes Maior que Emissão, na Cafeicultura Amazônica.
A diferença entre o carbono estocado na biomassa das plantas e a emissão de GEE durante a fase de produção do café permitiu o cálculo…
Agricultura no Espírito Santo: Café é a Lavoura Mais Importante.
A Agricultura Capixaba é Marcada pela Grande Produção da Cana-de-Açúcar e Pelos Cafezais Abundantes e Produtivos, que rendem o maior volume de produção agrícola regional….
Segundo Levantamento da Safra 2025 de Café no Brasil: Conilon Deve Crescer 27,9%.
Dados do Segundo Levantamento da Safra 2025 de Café no Brasil Estimam Produção (Incluindo Arábica e Conilon) de 55,7 milhões de sacas….
Além disso, a busca por novidades em termos de sabor, dentro do segmento das RTD pode afetar positivamente a cadeia produtiva como um todo. Desde o desenvolvimento de novas plantas até novos sabores. Sem esquecer do segmento de consumidores mais voltados à sustentabilidade, que entra na geração de valor e oferece margens melhores para consumos de nicho.
Padrão de Qualidade do Café Instantâneo
A Associação Brasileira da Indústria do Café Solúvel (ABICS) realiza cursos de capacitação de Instant Coffee Graders. O curso tem o objetivo de formar profissionais para avaliação sensorial do café solúvel. Esta inovação acompanha o crescimento do interesse pelo produto. Além disso, é uma alavanca para a qualidade dos cafés instantâneos produzidos no Brasil.
A formação dos IC Graders utiliza como base a metodologia global de análise sensorial do produto desenvolvida pela ABICS em parceria com o Instituto de Tecnologia de Alimentos (Ital). A novidade pode trazer uma padronização das avaliações, Gerando um ponto de partida da qualidade do produto tanto para o mercado interno quanto externo.
Cadeia produtiva do Café Solúvel
A expansão dos cafezais para o produto solúvel, representa mais um ativo para o agronegócio brasileiro. Pois é a adição de mais uma cadeia produtiva. Com o avanço da produção, alavancada pelo consumo interno, inovações e muito mais produtividade vem junto.
Com isso, mais oferta para um mercado em crescimento, mais escala e queda nos custos de produção. Gerando mais competitividade para as exportações, além de preços menores aos consumidores.
As oportunidades de negócio em torno dos cafés solúveis são muitas. E o produto pode ser mais um cartão de visitas do agronegócio brasileiro.