Diárias do Cepea/Esalq USP: 11 de dezembro de 2025
Boi mantém preços firmes com oferta baixa; suínos têm maior queda exportadora desde 2015, mas abates recordes.

Boi
Oferta restrita sustenta preços
Em novembro, a disponibilidade interna de carne bovina foi estimada em 517 mil toneladas, o menor volume desde março de 2023. Para dezembro, a expectativa é de manutenção desse cenário de oferta limitada. A escassez de animais no mercado doméstico, em pleno período de maior consumo, tem mantido as cotações firmes.
A arroba e a carne no atacado encerraram novembro em alta moderada e iniciam dezembro sustentadas, já que frigoríficos precisam complementar escalas com compras no spot.
Suínos
Exportações registram maior queda em uma década
As exportações brasileiras de carne suína caíram 26,3% de outubro para novembro, a maior retração mensal desde 2015. Foram embarcadas 105,2 mil toneladas, o menor volume desde janeiro e abaixo também do registrado em novembro de 2024. Apesar disso, o acumulado de 2025 já soma 1,35 milhão de toneladas, superando o total exportado em 2024.
Nos abates, o terceiro trimestre marcou recorde histórico: quase 1,5 bilhão de quilos produzidos, alta de 5,3% sobre o trimestre anterior e de 6,1% frente ao mesmo período do ano passado. Tradicionalmente, esse é o pico anual da produção, enquanto o quarto trimestre tende a ser mais fraco.
Referências:
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.
