🥛Importação de Leite Inviabiliza Pequenas Propriedades

Pecuária Leiteira no Brasil está Ameaçada com a Importação de Leite de Países Vizinhos. Impacto nos Pequenos Produtores é Avassalador.

Pecuária Leiteira no Brasil está Ameaçada com o Alto Volume de Importação de Leite de Países Vizinhos. istockphoto.com
Compartilhe

Pecuária Leiteira no Brasil está Ameaçada com o Alto Volume de Importação de Leite de Países Vizinhos.

Importação do leite para o Brasil reduz drasticamente a atratividade da pecuária leiteira e pode prejudicar milhares de pequenos produtores, além do potencial problema social para as cidades, com o abandono da atividade rural.

🇦🇷 Apesar de um grande produtor de leite e derivados, o Brasil sofre com a concorrência de produtores vizinhos como Argentina e Uruguai, cuja exportação do produto para o Brasil aumentou (incríveis) 300% – segundo matéria da Forbes Brasil.

Consumidor é Beneficiado, Apenas no Curto Prazo

O aumento da oferta no mercado interno pressiona o preço do produto para baixo, porém não compensa os custos de produção nacionais, afetando bastante o resultado das fazendas, colocando em risco a sustentabilidade da pecuária leiteira, como atividade econômica.

Perfil dos Produtores de Leite no Brasil

O Brasil – terceiro maior produtor mundial de leite, atrás apenas dos Estados Unidos e da Índia (FAO, 2019) – tem um perfil diverso de produção de leite. Segundo relatório da Embrapa 1.176.295 unidades produziam uma média de 78 litros/dia (até 2019). Ou seja, nossa pecuária leiteira é formada por pequenas propriedades familiares.

Com a maioria das unidades operadas por pequenos produtores o impacto do déficit entre receitas e despesas é muito grave. Já que há grande chance desses produtores deixarem suas propriedades e não retornarem ao campo. Em busca de outras atividades mais lucrativas para melhorar a qualidade de vida das famílias.

Dependência de Grandes Produtores é Risco Real

O risco de longo prazo é uma dependência de grandes produtores que também podem abandonar a atividade, encontrando culturas que rentabilizem melhor o capital aplicado na terra como: lavouras ou pecuária de corte, por exemplo.

Os reflexos na cadeia produtiva do leite e seus derivados podem ser irrecuperáveis, caso não haja um apoio decisivo à produção do leite no Brasil. Especialmente com vistas à redução no custo de produção, de forma que o produto tenha um preço mais atrativo ao consumidor, sem perder competitividade ou causar prejuízo ao produtor.

Matéria do Grupo Jovem Pan Sobre Produção Leiteira

Veja a Circular Técnica da Embrapa Sobre a Produção Leiteira no Brasil


Referências

Forbes Brasil

Compartilhe

Leia Também