Relação de Troca Boi/Milho Sustenta Margem do Confinamento
A valorização acelerada do boi gordo melhorou a relação de troca, que alcançou 5,85 sc/@ em 2025. Este cenário contribuiu para a sustentação das margens da atividade.

Custo da Diária
O relatório Intensões de Confinamento em Mato Grosso (OUT/25), do Imea, aponta que o custo médio da diária confinada subiu 16,47% em relação ao ano passado. A média em 2025 ficou em R$ 13,79 cab/dia. Este aumento é reflexo da valorização dos insumos utilizados na alimentação. No entanto, este custo permanece inferior aos patamares observados durante o “boom das commodities” em 2020/21.
Insumos em Alta
A alta no preço dos insumos alimentares acompanhou a elevação do custo da diária confinada. Dentre os insumos mais utilizados na dieta bovina, o farelo de algodão foi o que registrou a maior alta de preço. O avanço foi de 49,35% no comparativo anual.
- O milho, principal base energética das dietas, apresentou elevação de 33,98%.
- O DDG teve a menor variação entre os insumos analisados, com alta de 20,33% no mesmo período.
- O DDG vem ganhando espaço pela sua competitividade e relação custo-benefício.
- Um fator relevante para esse movimento foi a maior demanda por parte das indústrias processadoras de milho voltadas à produção de etanol.
Relação Boi/Milho
O avanço dos preços do boi gordo em ritmo superior ao do milho favoreceu a relação de troca do pecuarista. A relação de troca boi/milho ficou em 5,85 sc/@ no comparativo anual. Essa melhora contribuiu para a sustentação das margens de lucro.
Notícias Recentes
Mais Informação, menos manchetes.
Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

Referências:
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.
