Sistema Pecuária-Floresta neutraliza metano e aumenta lotação por hectare
Modelo com eucaliptos sequestra carbono, mantém desempenho animal e amplia eficiência da pecuária intensiva.
Os sistemas integrados de produção seguem demonstrado resultados concretos na pecuária brasileira, com foco na redução de emissões e sustentabilidade da cadeia produtiva. Prova disso é o resultado da pesquisa Silvopastoral system as a climate-smart alternative for beef production: Enteric methane emission neutralization and animal thermal comfort increase – ScienceDirect.
O estudo da Embrapa Pecuária Sudeste, em São Carlos (SP), concluiu que o modelo silvipastoril com eucaliptos conseguiu neutralizar as emissões de metano entérico de 2,3 bovinos adultos por hectare ao ano, considerando apenas o carbono fixado nos troncos — parte destinada à indústria moveleira.
O experimento operou com uma taxa de lotação de 3,01 bovinos por hectare, mais que o triplo da média nacional. Mesmo com sombreamento parcial, a suplementação permitiu manter o desempenho animal, reforçando a viabilidade técnica e econômica do modelo.
O balanço líquido de carbono foi negativo: -14,28 Mg CO₂ eq./ha/ano. Isso indica que, além de compensar o metano emitido pelos animais, o sistema sequestra carbono adicional, consolidando-se como alternativa produtiva com grande eficiência no balanço de emissões e potencial renda com créditos de carbono.
Indicadores do modelo integrado:
- Neutralização de metano: 2,3 bovinos/ha/ano
- Lotação real: 3,01 bovinos/ha (256% acima da média nacional)
- Balanço de carbono: -14,28 Mg CO₂ eq./ha/ano
- Madeira com destino a produtos de alto valor agregado
- Sombra e conforto térmico sem perda de desempenho
A integração Pecuária-Floresta é uma das soluções para ampliar a eficiência da pecuária por hectare, com base em indicadores mensuráveis de carbono e produtividade. A pesquisa adiciona mais uma camada de reputação ao agronegócio brasileiro, que é proficiente na utilização de sistemas integrados de produção como ativo da sustentabilidade no agro.
Notícias Recentes
Mais Informação, menos machetes.
Receba novidades e informações do agro diretamente em seu celular, através de nosso canal exclusivo de WhatsApp.

NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.

 
 
