Biocombustíveis Reduzem Emissões de GEE em até 79%. Sustentabilidade da Frota Passa pelo Agro.

Carros Flex levam vantagem sobre Veículos a Diesel quando a questão é sustentabilidade. Mas a adição de biocombustíveis é fundamental para reduzir em até 79% as emissões.

Biocombustíveis Reduzem Emissões de GEE em até 79%. Sustentabilidade da Frota Passa pelo Agro.
Compartilhe

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

A sustentabilidade da frota brasileira é um dos grandes temas da sustentabilidade. O avanço dos carros elétricos no mercado nacional promete um alívio nos índices de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) mas, como efeito colateral, coloca pressão sobre a produção de energia elétrica.

Em outra mão, o Brasil possui a frota flex que, por si só, já seria responsável por uma boa redução com a adoção do etanol em grande escala, independente da mistura com a gasolina. Além disso, o biodiesel vem ganhando terreno, ajudando no balanço de carbono dos veículos de ciclo Diesel.

Capilaridade

Gandes empresas como a JBS e a Amaggi já anunciaram investimentos na frota de caminhões movidos à biodiesel. Além disso, segundo os dados da Anfavea, nos últimos 10 anos, mais de 90% dos veículos comercializados é FLEX (gasolina/etanol).

Esses são alguns dos exemplos que demonstram como é possível dar capilaridade à descarbonização da frota, avançando com os veículos leves flex e o transporte de cargas e pessoas com Biodiesel.  

Biocombustíveis Reduzem Emissões de GEE em Até 79%

Com os dados do Painel de Descarbonização da Matriz de Combustíveis, do Observatório de Bioeconomia da FGV podemos entender a dinâmica da redução de emissões, tanto do Ciclo Otto (Gasolina/Etanol) como do Ciclo Diesel (Diesel/Biodiesel).

Emissões dos Motores de Ciclo Otto

A redução de emissões do etanol, anidro ou hidratado, podem chegar a 70% por unidade de energia. Ou seja, o uso do etanol gera uma redução importante da intensidade de carbono da matriz do ciclo Otto. Tornando os veículos flex muito mais sustentáveis quando abastecidos com etanol.

Painel de Descarbonização da Matriz de Combustíveis - Ciclo Otto - FGV - Observatório de Bioeconomia.
Etanol ajuda a reduzir as emissões de GEE em até 70%. FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023.

Veja a compração de intensidade de carbono dos combustíveis no ciclo Otto:

  • Etanol anidro: 52,40gCO2eq​/MJ (2023)
  • Etanol hidratado: 55,31gCO2eq​/MJ (2023)
  • Gasolina A: 174,80gCO2eq​/MJ (2023)

Dados: FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023. Gramas de dióxido de carbono equivalente por megajoule.

Emissões dos Motores de Ciclo Diesel

O biodiesel chega a reduzir 79,35% das emissões, quando comparado ao diesel que, pelas características da frota, tem um consumo 31,85% maior que a gasolina. O que torna a mistura de biodiesel determinante para uma descarbonização tanto da matriz do ciclo Diesel como da matriz energética geral.

Painel de Descarbonização da Matriz de Combustíveis - Ciclo Diesel - FGV - Observatório de Bioeconomia.
Biodiesel ajuda a reduzir as emissões de GEE em até 79%. FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023.

Veja a compração de intensidade de carbono dos combustíveis no ciclo Diesel:

  • Biodiesel: 35,73gCO2eq​/MJ
  • Diesel: 173,00gCO2eq​/MJ

Dados: FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023. Gramas de dióxido de carbono equivalente por megajoule.

Considerações Finais

Levando em conta a intensidade de carbono da matriz de combustíveis de cada ciclo, no ano-base de 2023, motores que funcionam a Gasolina/Etanol (Otto) emitiram aproximadamente 14,24% menos GEE por unidade de energia (MJ), quando comparados aos motores Diesel/Biodiesel (Diesel).

O etanol e o biodiesel têm um impacto crucial na redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) nos respectivos ciclos (Otto e Diesel), pois são combustíveis renováveis que substituem parcial ou totalmente os combustíveis fósseis. A eficiência deles na redução de emissões é diretamente refletida na intensidade de carbono da matriz e nas emissões evitadas.

Emissões Evitadas

No quadro de Emissões Evitadas pelos Combustíveis Renováveis temos a representação do volume total de GEE que não foram emitidos devido à utilização de etanol e biodiesel. Nesse caso, o benefício ambiental acumulado desses biocombustíveis na matriz energética brasileira mostra que o Etanol leva vantagem:

  • Ciclo Otto (2023): 17,45MtCO2eq​ (Emissões evitadas)
  • Ciclo Diesel (2023): 7,83MtCO2eq​ (Emissões evitadas)

Dados: FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023. Milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.

No entanto, quando observamos a eficiência apenas dos biocomustíveis, em relação aos combustíveis fósseis correspondentes, o Biodiesel leva ligeira vantagem sobre o Etanol.

  • Etanol: Reduz cerca de 70% das emissões por MJ, em comparação à gasolina;
  • Biodiesel: Reduz cerca de 79% das emissões por MJ, em comparação ao diesel.

O fato é que combinar os combustíveis renováveis como o biodiesel e o etanol é a forma mais eficaz, no curto e médio prazos, para levar o Brasil ao próximo nível da sustentabilidade, com um impacto significativo na descarbonização da matriz de combustíveis.

REFERÊNCIAS: FGV – Observatório de Bioeconomia – Matriz de Descarbonização da Matriz de Combustíveis

Compartilhe