Biocombustíveis Reduzem Emissões de GEE em até 79%. Sustentabilidade da Frota Passa pelo Agro.
Carros Flex levam vantagem sobre Veículos a Diesel quando a questão é sustentabilidade. Mas a adição de biocombustíveis é fundamental para reduzir em até 79% as emissões.

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
A sustentabilidade da frota brasileira é um dos grandes temas da sustentabilidade. O avanço dos carros elétricos no mercado nacional promete um alívio nos índices de emissões de GEE (Gases do Efeito Estufa) mas, como efeito colateral, coloca pressão sobre a produção de energia elétrica.
Em outra mão, o Brasil possui a frota flex que, por si só, já seria responsável por uma boa redução com a adoção do etanol em grande escala, independente da mistura com a gasolina. Além disso, o biodiesel vem ganhando terreno, ajudando no balanço de carbono dos veículos de ciclo Diesel.
mais Recentes
Capilaridade
Gandes empresas como a JBS e a Amaggi já anunciaram investimentos na frota de caminhões movidos à biodiesel. Além disso, segundo os dados da Anfavea, nos últimos 10 anos, mais de 90% dos veículos comercializados é FLEX (gasolina/etanol).
Esses são alguns dos exemplos que demonstram como é possível dar capilaridade à descarbonização da frota, avançando com os veículos leves flex e o transporte de cargas e pessoas com Biodiesel.
Veja Também: A Transição Energética no Agronegócio já Começou.
Biocombustíveis Reduzem Emissões de GEE em Até 79%
Com os dados do Painel de Descarbonização da Matriz de Combustíveis, do Observatório de Bioeconomia da FGV podemos entender a dinâmica da redução de emissões, tanto do Ciclo Otto (Gasolina/Etanol) como do Ciclo Diesel (Diesel/Biodiesel).
Emissões dos Motores de Ciclo Otto
A redução de emissões do etanol, anidro ou hidratado, podem chegar a 70% por unidade de energia. Ou seja, o uso do etanol gera uma redução importante da intensidade de carbono da matriz do ciclo Otto. Tornando os veículos flex muito mais sustentáveis quando abastecidos com etanol.

Veja a compração de intensidade de carbono dos combustíveis no ciclo Otto:
- Etanol anidro: 52,40gCO2eq/MJ (2023)
- Etanol hidratado: 55,31gCO2eq/MJ (2023)
- Gasolina A: 174,80gCO2eq/MJ (2023)
Dados: FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023. Gramas de dióxido de carbono equivalente por megajoule.
Emissões dos Motores de Ciclo Diesel
O biodiesel chega a reduzir 79,35% das emissões, quando comparado ao diesel que, pelas características da frota, tem um consumo 31,85% maior que a gasolina. O que torna a mistura de biodiesel determinante para uma descarbonização tanto da matriz do ciclo Diesel como da matriz energética geral.

Veja a compração de intensidade de carbono dos combustíveis no ciclo Diesel:
- Biodiesel: 35,73gCO2eq/MJ
- Diesel: 173,00gCO2eq/MJ
Dados: FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023. Gramas de dióxido de carbono equivalente por megajoule.
Considerações Finais
Levando em conta a intensidade de carbono da matriz de combustíveis de cada ciclo, no ano-base de 2023, motores que funcionam a Gasolina/Etanol (Otto) emitiram aproximadamente 14,24% menos GEE por unidade de energia (MJ), quando comparados aos motores Diesel/Biodiesel (Diesel).
O etanol e o biodiesel têm um impacto crucial na redução das emissões de GEE (Gases de Efeito Estufa) nos respectivos ciclos (Otto e Diesel), pois são combustíveis renováveis que substituem parcial ou totalmente os combustíveis fósseis. A eficiência deles na redução de emissões é diretamente refletida na intensidade de carbono da matriz e nas emissões evitadas.
Veja Também: O Agronegócio é o Principal Ativo de Impacto Imediato na Transição Energética Sustentável.
Emissões Evitadas
No quadro de Emissões Evitadas pelos Combustíveis Renováveis temos a representação do volume total de GEE que não foram emitidos devido à utilização de etanol e biodiesel. Nesse caso, o benefício ambiental acumulado desses biocombustíveis na matriz energética brasileira mostra que o Etanol leva vantagem:
- Ciclo Otto (2023): 17,45MtCO2eq (Emissões evitadas)
- Ciclo Diesel (2023): 7,83MtCO2eq (Emissões evitadas)
Dados: FGV / Observatório de Bioeconomia, 2023. Milhões de toneladas de dióxido de carbono equivalente.
No entanto, quando observamos a eficiência apenas dos biocomustíveis, em relação aos combustíveis fósseis correspondentes, o Biodiesel leva ligeira vantagem sobre o Etanol.
- Etanol: Reduz cerca de 70% das emissões por MJ, em comparação à gasolina;
- Biodiesel: Reduz cerca de 79% das emissões por MJ, em comparação ao diesel.
O fato é que combinar os combustíveis renováveis como o biodiesel e o etanol é a forma mais eficaz, no curto e médio prazos, para levar o Brasil ao próximo nível da sustentabilidade, com um impacto significativo na descarbonização da matriz de combustíveis.
Conteúdo relacionado
REFERÊNCIAS: FGV – Observatório de Bioeconomia – Matriz de Descarbonização da Matriz de Combustíveis