Quais os Impactos do El Niño no Agronegócio?
A Chegada do Fenômeno Climático El Niño Causa Impactos que afetam o Agronegócio Brasileiro.

A Chegada do Fenômeno Climático El Niño Causa Impactos que afetam o Agronegócio Brasileiro.
O El Niño é um fenômeno caracterizado pela mudança na temperatura da superfície do Oceano. Essas mudanças afetam o clima do planeta e geram efeitos diferentes, nas diversas regiões do planeta. Esses efeitos são variados e podem ir desde o aumento de produtividade agrícola a desastres ambientais, como os incêndios florestais.
Por isso, as diversas maneiras como o El Niño afeta o clima podem ser benéficas em algumas regiões e provocar prejuízos em outras. Isso também se reflete no agronegócio mundial. Já que Brasil e seus concorrentes recebem o fenômeno e são afetados de formas distintas.
O El Niño afeta de forma negativa o Agronegócio no Brasil?
No Brasil, a Região centro-sul, por exemplo, tem elevação de temperatura e precipitação (chuva). Enquanto na região Norte e Nordeste, verificamos um clima muito mais seco.
Desta forma, o El Niño afeta o Brasil de formas diferentes, em regiões distintas. O que aumenta a dificuldade de se gerir os riscos. E também dificulta planejar as medidas necessárias para eventuais efeitos adversos.
Quais os Impactos do El Niño no Agronegócio
As mudanças climáticas decorrentes destes fenômenos cíclicos, afetam o regime de chuvas e alteram as temperaturas. Considerado os aspectos de uma gestão de risco climáticos, claro que essas variações afetam o agronegócio. Já que a chuva e a temperatura são variáveis da equação das atividades agrícolas.
Nas regiões onde predomina a seca como efeito esperado do El Niño, por exemplo, pode haver queda de produtividade pela redução do regime de chuvas. Mas também, pode aumentar os custos de produção e a qualidade pode ser prejudicada.