Agricultura Sustentável: Produzir Mais Alimentos, Respeitando Pessoas e Meio Ambiente.

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
A agricultura sustentável torna-se, cada dia mais, uma necessidade urgente, em virtude do crescimento da demanda mundial por alimentos. Fruto do aumento da população mundial combinada à falta de perspectivas de vida, que leva ao adensamento nas regiões urbanas.
O aumento das populações leva à necessidade de expansão das cidades sobre as áreas rurais. Do mesmo modo, reduz a oferta de terras agricultáveis e intensifica os fluxos migratórios para regiões de melhor oferta de emprego e infraestrutura.
Considerando os problemas ambientais das cidades populosas, fica fácil entender a dinâmica que nos leva à necessidade de um manejo agrícola sustentável. Pois, além de uma produção mais eficiente (maior produtividade por hectare), existe a necessidade de um equilíbrio entre a produção e a preservação ambiental.
Mais recentes
Inclusive pela necessidade de adequarmos o processo produtivo às normas legais, que exigem a salvaguarda de áreas destinadas à preservação compulsória, que variam de acordo com as características da propriedade e do bioma.
Isso, sem contar o risco que os produtores rurais enfrentam ao continuar produzindo alimentos. Por exemplo, no que diz respeito aos rendimentos da produção, rentabilidade sobre o valor da terra e infraestrutura de comunicação e transporte, que podem inviabilizar as propriedades no curto, médio e longo prazos.
Em suma, considerar os diversos aspectos é fundamental para que o conceito de agricultura sustentável possa ser compreendido em suas premissas, muito além da simples preservação ambiental. O que fica claro quando analisamos a questão sob o tripé: econômico, social e ambiental.
O que é Agricultura Sustentável
A agricultura sustentável trata-se do manejo agrícola mais eficiente, que produz mais e melhor, equilibrando os parâmetros econômico, social e ambiental. Ou seja, maior produtividade por hectare, uso racional dos recursos naturais, respeito às pessoas e ao meio ambiente.
No entanto, sendo a agricultura uma atividade econômica, não pode abrir mão da lucratividade. Pois ela garante a atratividade e continuidade da cadeia produtiva no longo do prazo. Neste contexto, podemos resumir a agricultura sustentável como a gestão de riscos de processos na agricultura.
Quais os Pilares da Sustentabilidade na Agricultura Sustentável
Os pilares da sustentabilidade no agronegócio são: econômico, social e ambiental. Cada um deles faz parte do framework do manejo sustentável da agricultura, com impactos e redução de riscos específicos. No entanto, todos buscam o foco na eficiência da cadeia produtiva de modo a garantir o equilíbrio entre crescimento populacional, demanda por alimentos e preservação ambiental.
- Econômico: pilar essencial para garantir a lucratividade da atividade, de modo que seja rentável ao longo do tempo. Sendo assim, ela torna-se atrativa a novos investimentos e abre espaço para o mercado de inovação, conforme a escala produtiva cresce.
- Social: busca da agricultura pelo impacto positivo, seja com a rentabilidade dos produtores, geração de empregos e renda, ou qualidade das mercadorias. Oferecendo ao mercado produtos agrícolas de alta qualidade, seguros e livres de contaminação.
- Ambiental: pilar que garante o uso eficiente dos recursos naturais e controle racional das ameaças ambientais da produção. De modo que os impactos no ambiente (clima, emissões dos GEE, contaminação do solo, biodiversidade etc) sejam mitigados e compensados.
Conteúdo Relacionado
Objetivos do Manejo Agrícola Sustentável
O principal objetivo da agricultura sustentável é dar respostas às questões de demanda de alimentos em âmbito global, sem deixar de lado questões sociais e ambientais. Ou seja, não é apenas aumentar a produção ou preservação da biodiversidade, mas garantir processos que produzam de forma consciente.
A produção agrícola sustentável está incumbida de aumentar a produtividade por hectare, alinhando os processos produtivos à sustentabilidade, de forma harmônica. Sendo assim, também ajuda a preservar o meio ambiente através da diminuição dos impactos e da pressão sobre os recursos naturais.
O que, em certa medida, inibe os riscos ambientais que podem afetar a cadeia produtiva agrícola como: mudanças climáticas, contaminação do solo, disseminação de pragas etc. O que transforma a agricultura sustentável em um ciclo virtuoso.
Principais Práticas do Manejo Agrícola Sustentável
Entre as principais práticas do manejo agrícola sustentável podemos destacar:
- Uso de biológicos em vez de agroquímicos;
- Manejo integrado de pragas;
- Melhoramento genético de plantas;
- Uso de Agricultura de Precisão;
- Sensores que detectam deficiência hídrica;
- Irrigação de precisão;
- Automação de maquinário agrícola;
- Automação de processos;
- Fontes alternativas de energia;
- Uso de Etanol nas máquinas agrícolas;
- Novas tecnologias de manejo;
- Uso racional da água;
- Culturas consorciadas;
- Sistemas integrados de produção;
- Uso de Inteligência Artificial;
Qual a Importância da Agricultura Sustentável?
A agricultura sustentável é uma grande ferramenta de gestão de riscos, onde a gestão se dá pelos impactos do processo em relação e às necessidades de produção. O que vai envolver as expectativas de valor de toda a cadeia produtiva, do produtor ao consumidor.
Além disso, abre um grande mercado para inovação, cujo sucesso da solução está vinculado ao preenchimento dos requisitos ambientais, sociais e econômicos. Trazendo eficiência, redução de custos, mais lucro e investimentos em ciência de base e pesquisa agropecuária.
Conteúdo Relacionado
O Manejo Sustentável da Agricultura terá Impacto Preponderande na Vida das Pessoas
O manejo sustentável da agricultura exerce um impacto preponderante e multifacetado na vida das pessoas. Ao promover a adoção de práticas inovadoras e eficientes, garante-se maior rentabilidade para o produtor rural, incentivando a continuidade e o crescimento da produção no campo.
Simultaneamente, a mitigação dos impactos ambientais inerentes à atividade agrícola, aliada a manejos integrados que compensam as emissões de gases de efeito estufa, contribui para a preservação dos recursos naturais essenciais para a qualidade de vida de todos.
Essa abordagem resulta em alimentos de melhor qualidade nutricional e com menor risco de contaminação, impactando positivamente a saúde dos consumidores. Além disso, o aumento da escala de produção, impulsionado pela maior produtividade por hectare, responde diretamente às crescentes demandas globais por alimentos, enriquecendo a dieta das populações.
Ao fortalecer a economia rural e oferecer melhores condições de vida no campo, a agricultura sustentável também contribui para a redução do êxodo rural e a pressão sobre os aparelhos públicos nas cidades, gerando melhoras na qualidade de vida de todos, conectando de forma virtuosa a produção, o meio ambiente e o bem-estar da sociedade.