Avaliação Genética Agiliza Programa de Melhoramento do Gado Leiteiro e Gera Receita de Exportação
A tecnologia de avaliação genética agiliza os processos de melhoramento do gado e torna-se fonte de receita para o agronegócio com produto de alto valor agregado.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
A exportação de serviços de avaliação genética para pecuária de leite é um marco importante para o agronegócio brasileiro que, além de commodities agropecuárias, passa a comercializar produtos de maior valor agregado, como as tecnologias de manejo desenvolvidas nacionalmente.
Neste contexto, o Programa Nacional de Melhoramento do Gir Leiteiro (PNMGL) começa a gerar frutos para além da produtividade do rebanho. Com a busca por eficiência em programas de melhoramento genético para produção de leite em clima tropical encontrando na pesquisa agropecuária brasileira conhecimento de vanguarda.
Veja também: Maior Produtor de Leite do Brasil e do Mundo
Brasil Exporta Avaliação Genética
A Embrapa Gado de Leite (MG) enviou a primeira avaliação genômica para a Bolívia em maio de 2024. Já em setembro do mesmo ano foi enviada a primeira avaliação da raça Gir Leiteiro para o México. O serviço ainda será estendido a Colômbia, Costa Rica, El Salvador, Equador, Guatemala, Honduras, Nicarágua, Panamá, Peru, Porto Rico e República Dominicana.
“Estamos internacionalizando nossas ações de melhoramento genético do Gir Leiteiro”.
Marcos Vinícius G. B. Silva, pesquisador da Embrapa.
Ao custo aproximado de US$ 38 por animal, os resultados da avaliação genômica (ABCGIL e Embrapa) serão disponibilizados por meio de um aplicativo, no qual será possível verificar ganhos genéticos de cada rebanho e obter certificados individuais de avaliação genômica.
Leia Também: Brasil Entre os Principais do Melhoramento Genético no Mundo, em Pecuária de Corte.
Nova Tecnologia de Avaliação Genética é Mais Eficiente
Além de representar novas fontes de receita para o agronegócio brasileiro, as avaliações representam uma nova fase no manejo de melhoramento genético, com uma metodologia que facilita o trabalho, reduz custos e amplia as possibilidades.
Na metodologia tradicional, o melhoramento genético depende da avaliação da progênie, o que exige o nascimento de uma geração para avaliar os resultados. Já na avaliação genética, a partir do sequenciamento do DNA zebuíno, é possível identificar as características desejáveis nos mais de 5 milhões de SNPs específicos para as raças zebuínas.
Entre as características identificáveis nos SNPs destacam-se:
- Ganho de peso;
- Produção;
- Reprodução;
- Resistência a parasitas e ao estresse térmico.
Leia Também: Precocidade é o Melhor Efeito do Melhoramento Genético.
A tecnologia de avaliação genômica aumenta a velocidade do melhoramento genético com uma desejável queda de custos, que pode chegar a mais de 50% de economia. O que ajuda a dar capilaridade à tecnologia.
Desta forma, os benefícios chegam e até os pequenos produtores, em diversos lugares do mundo. Alavancando a qualidade, produtividade e rentabilidade da produção leiteira, gerando impacto econômico e social na mesma proporção.
Leia Também: Margem Líquida da Pecuária Leiteira: o Desafio de Aumentar a Produção com os Recursos Disponíveis na Propriedade
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.