🍎 Película Comestível para Reduzir Desperdício de Alimentos

Uma solução baseada na natureza é a nova tecnologia que pode ajudar o setor hortifruti a reduzir desperdício de alimentos. A película comestível, desenvolvida em parceria com a FAPESP, preenche mais uma lacuna de sustentabilidade no agro brasileiro.

Um dos gargalos do setor Hortifruti é a perda de alimentos. A nova película comestível é uma solução para mitigar esse risco. Imagem: Istockphoto
Compartilhe

Uma solução baseada na natureza pode reduzir desperdício de alimentos, um gargalo do setor hortifruti.

O desperdício é um problema enfrentado pelo setor hortifruti, que contabiliza perdas por conta do prazo de validade dos alimentos. Além dos riscos envolvidos no transporte, existe o tempo que o produto mantém a sanidade e o frescor.

A partir do momento que a degradação natural começa a surtir efeitos na qualidade, o alimento é descartado para consumo humano. Esse descarte adiciona um custo à cadeia produtiva que se reflete nos preços praticados nas gôndolas, fazendo com que o consumidor sinta no bolso.

Práticas Sustentáveis no Setor Hortifruti

O desenvolvimento de soluções voltadas às perdas do hortifruti são exemplos de boas práticas que promovem a sustentabilidade da cadeia produtiva. Pois, à medida que mitigam os riscos reduzem o desperdício, o que equivale a menores custos e, consequentemente, melhores preços ao consumidor.

Recentemente, a Embrapa Clima Temperado apresentou a cultivar de morango BRS DC25 (Fênix), que apresenta, entre outras características, boa firmeza. Aspecto que garante mais durabilidade pós-colheita, maior resistência ao transporte e mais tempo nas prateleiras.

Tecnologia que Reduz Desperdício é Ação ESG no Agro

Outra inovação que deve alavancar as práticas ESG no agro é a película sustentável desenvolvida pela UFOP – Universidade Federal de Ouro Preto, em parceria com o Centro de Pesquisa em Alimentos (FoRC) – apoiado pela FAPESP.

A novidade é feita à base de extrato de abricó, uma fruta que apresenta em sua composição alta carga de compostos fenólicos (substâncias com efeitos antioxidantes e antimicrobianos). A película (comestível), envolve os produtos e garante maior durabilidade e qualidade, sem riscos à saúde humana.

Solução Baseada na Natureza

A solução baseada na natureza, além de oferecer vantagens à cadeia produtiva, é mais uma iniciativa de impacto do agronegócio no caminho da sustentabilidade. Pois também abre novos mercados, como para os produtores do Norte e do Estados de Minas Gerais, regiões onde o abricó é abundante.

Veja mais sobre a Película Sustentável

Agência FAPESP / Youtube

Referências

Agência FAPESP / Youtube

Compartilhe

Leia Também