🌳 Potencial de Florestas Plantadas é Revelado

Estudo Revela Potencial de Florestas Plantadas com alto potencial de Armazenamento de Carbono. Mas os Impactos vão muito além. Entenda!

Pesquisa revela o potencial incrível das florestas plantadas na conservação do ambiente e manutenção do clima no planeta.. Imagem: Embrapa

Estudo Revela Potencial de Florestas Plantadas, mas Impactos vão Além do Armazenamento de Carbono.

O estudo conduzido pela Embrapa Cerrados e a Universidade de Brasília trouxe como resultado que o Eucalipto Registrou Fixação de (Incríveis) 674 Toneladas de Carbono por Hectare. O que demonstra a importância das florestas nativas e plantadas tanto para o meio ambiente, a descarbonização da economia e o clima.

No caso das florestas plantadas, que são atividades econômicas, a pesquisa ajuda a compreender como a sustentabilidade, integrada ao processo produtivo, pode fazer das culturas ativos ambientais e econômicos.

Combinação valiosa que o agronegócio brasileiro oferece à economia.

Em tempos de grande exigência dos consumidores por informações sobre impactos ambientais e sociais dos produtos, a indústria de bens e serviços encontra nas cadeias de valor do agro as respostas para construir uma rede de entrega de valor à altura dos desafios.

O estudo traz o recorte do impacto positivo da cadeia produtiva do eucalipto. Que, por sua vez, abastece o mercado de carvão, papel e celulose, mourões para cerca, postes de eletrificação e madeira para móveis e construção civil, com um adicional de valor reputacional.

Impactos Ambientais, Sociais, Econômicos e Reputacionais

Quando estas empresas incorporam estas informações em seus inventários ESG, estão comunicando este valor aos consumidores através da rastreabilidade da cadeia produtiva. Demonstrando com dados os impactos ambientais positivos da integração da sustentabilidade ao modelo produtivo.

Se considerarmos os Sistemas Integrados de Produção, desenvolvidos pela mesma Embrapa (desde os anos 80), que podem envolver lavoura, pecuária e floresta em um mesmo sistema produtivo – com potencial gerador de créditos de carbono – podemos imaginar a capacidade de entrega de valor do agro à economia brasileira.


Referências

Embrapa

Posts Similares