🥩 Protocolos Sustentáveis de Produção de Carne

Tecnologia Brasileira de Produção de Carne Carbon Friendly Reduz em até 15% a Emissão de GEE e Aumentam Ganho de Peso dos Animais.

Protocolos Sustentáveis de Produção de Carne Reduzem em até 15% a Emissão de GEE e Aumentam Ganho de Peso dos Animais. Imagem: Embrapa

Protocolos Sustentáveis de Produção de Carne Reduzem em até 15% a Emissão de GEE e Aumentam Ganho de Peso dos Animais.

Estudo da Embrapa em parceria com a ABCZ – Associação Brasileira dos Criadores de Zebu (ABCZ) avaliou a performance dos protocolos Carne Carbono Neutro (CNC) e Carne Baixo Carbono (CBC); e obteve dados impressionantes sobre a emissão de metano entérico e ganho de peso dos animais.

Redução de Emissões e Aumento de Produtividade

O experimento foi conduzido pela Embrapa Cerrados com gado de alto padrão genético e concluiu que os protocolos Carne Carbono Neutro (CNC) e Carne Baixo Carbono (CBC) reduziram as emissões de metano em 12% e 15%, respectivamente, enquanto o ganho de peso dos animais ficou de 2% a 5% maior, em relação ao manejo tradicional.

No sistema de recria e terminação, os protocolos CCN e CBC promoveram a redução na emissão de metano entérico, de 2% a 5%, e o aumento na produtividade, de 4% a 8%, respectivamente, em relação ao #manejo tradicional.

O Agro Segue para o Desenvolvimento Sustentável

Os protocolos além da redução de emissões de GEE, melhoram a produtividade e se encaixam no framework de descarbonização da economia brasileira, com grandes benefícios à sustentabilidade da cadeia produtiva da pecuária. O Agronegócio brasileiro segue contribuindo para o Desenvolvimento Sustentável.


Referências

Embrapa

Posts Similares