Sistemas ILPF (🌽 🐂 🌳) Reduzem Risco da Pecuária

Entenda como os Sistemas ILPF reduzem riscos à pecuária, trazendo maior produtividade e diversificando o portfolio das fazendas.

Imagem: Istockphoto

Entenda como os Sistemas ILPF reduzem riscos à pecuária, trazendo maior produtividade e diversificando o portfólio das fazendas.

Um dos grandes problemas enfrentados pelos pecuaristas é o grande risco de negócio que envolve a criação de gado. Como o ciclo de produção é longo, o preço dos insumos pode variar tanto quanto a demanda, à medida que o gado cresce e a demanda calórica aumenta. Esse efeito pode trazer grandes incertezas para a composição do preço final de um produto ainda em formação.

Com a recente queda dos preços da carne, e manutenção dos preços em patamares baixos, por exemplo, os produtores ficam pressionados pelos custos de produção, ao longo dos dois anos (em média) de ciclo produtivo da proteína bovina.

Fatores de Risco na Economia Mundial Afetam a Pecuária

O início da produção do gado, em terminação e pronto para o abate em agosto/setembro de 2023, foi em 2021 (ano da Pandemia do Coronavírus), seguido pela Guerra da Ucrânia no início de 2022. Esses eventos afetaram o mundo todo e a cadeia de suprimentos de forma geral.

O agronegócio foi afetado, entre outras coisas pela cadeia de suprimentos de plantio. Já que insumos primordiais ao preparo do solo tem sua origem estrangeira, especialmente Rússia e Ucrânia.

Os Principais Riscos da Atividade Pecuária

Além dos riscos de uma atividade de ciclo longo e demana elástica, a pecuária sofre com outras questões que são bastante relevantes para os consumidores. Veja alguns dos principais riscos da pecuária:

  • Emissões de Gases do Efeito Estufa;
  • Uso da Água;
  • Degradação das Pastagens;
  • Riscos Sanitários que Podem Inviabilizar a Produção em Algumas Áreas;
  • Logística.

Estes são alguns dos riscos, entre tantos outros aos quais está exposta a pecuária. No entanto, através dos sistemas produtivos Lavoura Pecuária e Floresta, as propriedades podem avançar com lucratividade. Um bom exemplo de como os sistemas ILPF reduzem risco da pecuária e são promissores, é que o Brasil começa a exportar o manejo dos sistemas integrados para outros países.

As Principais Vantagens dos Sistemas ILPF para a Pecuária

Os sistemas produtivos ILPF (Lavoura Pecuária e Floresta) despontam como solução viável à pecuária. Não somente na redução de emissões e geração de valor, mas também na redução de riscos. Confira as principais vantagens dos sistemas ILPF:

  • Redução de Emissões dos GEE;
  • Redução de Risco Financeiro das Propriedades;
  • Sustentabilidade da Pecuária.

Redução dos Riscos de Emissões dos GEE da Pecuária

Os sistemas integrados são grandes aliados para uma pecuária de baixo carbono. Afinal de contas o consórcio que inclui plantas em desenvolvimento e biomassa das árvores e das pastagens. Que capturam o carbono durante a exposição ao sol, no ciclo produtivo. Compensando as emissões da digestão do gado, à medida que remove parte da biomassa das pastagens.

A importância dos Sistemas ILPF (🌽 🐂 🌳) Lavoura, Pecuária e Floresta nas palavras de Alysson Paolinelli. 👇
Siga a Rede Rede Paolinelli no Linkedin.

Dependendo da densidade de animais ao pastejo, em relação à quantidade de biomassa disponível a propriedade pode gerar ainda créditos de carbono. O que seria mais uma forma de os sistemas ILPF reduzirem riscos da pecuária.

Redução de Risco Financeiro das Propriedades

Os sistemas ILPF ajudam a diversificar o portfolio das fazendas. Além da proteína bovina, que é a atividade principal, os sistemas integrados avançam para a produção de grãos e madeira. A diversificação pode ser consumida dentro da própria fazenda ou pode ser uma nova atividade econômica dentro da propriedade.

Pesquisa da Embrapa visa produção de teca em sistemas ILPF

Publicação oferece técnicas de manejo adequadas para facilitar a escolha do produtor. Que pode decidir a melhor aplicação do sistema arbóreo do ILPF. Veja a matéria sobre a adoção da técnica para produção de TECA no Brasil.

Outro produto que os sistemas ILPF integram são os créditos de carbono. Que ainda demandam parametrização, mas podem se tornar grandes ativos verdes das propriedades brasileiras, quando puderem ser comercializados.

Os créditos de carbono ou a pecuária de baixo carbono também entram na geração de valor. Agregando valor aos produtos, entrando na prateleira dos: zero emissões. Onde estarão os produtos de maior valor agregado e preços mais altos. Para consumidores aqueles que valorizam iniciativas verdes e estão dispostos a pagar mais por produtos de baixas emissões.

Sustentabilidade na Pecuária com Sistemas Integrados ILPF

Com a adição de receita às fazendas, seja por intermédio de créditos de carbono, produtos da silvicultura ou agricultura, o risco financeiro da pecuária pode ser mitigado. Desta forma, os custos de produção tendem à redução, permitindo que os pecuaristas tenham margens melhores.

Com margens melhores a atividade se torna mais estável e isso favorece a sustentabilidade da cadeia produtiva da pecuária a longo prazo. Oferencendo produtos melhores, com baixas emissões, dentro de um novo modelo produtivo com respeito ao meio ambiente, às pessoas e aos recursos naturais.


Referências

Embrapa
DBO

Posts Similares