Agro Brasileiro Inova ao Consorciar o Trigo a Outras Lavouras para Controle Biológico de Pragas.
A utilização da lavoura de trigo no controle de pragas de lavouras como Soja, Feijão e Hortaliças é uma inovação de manejo da pesquisa agropecuária brasileira.

Quando pensamos ter visto tudo, vem o agro brasileiro e mostra que a lavoura de trigo ajuda a controlar pragas. Utilizado em consórcio com outras culturas, o trigo é capaz de quebrar o ciclo das doenças, ao mesmo tempo que gera aumento de produção e sequestra carbono.
A utilização de culturas consorciadas não é novidade. É comum vermos produtores rurais plantarem lavouras de baixo ou nenhum valor comercial (as chamadas plantas de cobertura) para evitar que a terra fique nua e esteja apta à reprodução de plantas daninhas, entre outros acontecimento indesejáveis.
No caso do Manejo Intergrado de Pragas (MIP) utilizando o trigo, há um componente que adiciona mais sustentabilidade ao processo, em relação à utilização das plantas de cobertura. É justamente a importância econômica da planta que vem para quebrar o ciclo das pragas.
Lavoura de Trigo Ajuda a Controlar Pragas
O cerrado brasileiro é um celeiro de diversas culturas mas também terreno fértil para inovação de manejo. Neste aspecto, o avanço das lavouras de trigo tem respondido a diversas demandas, entre elas, o manejo biológico de pragas.
A commodity está sendo cultivada em sistemas de rotação com grãos ou hortaliças para, entre outros motivos, interromper a prosperidade de pragas e doenças, descontinuando as condições ideais para o avanço de patógenos específicos de outras culturas, que não afetam o trigo.
Exemplos de pragas do Feijão controladas com auxílio do Trigo
- Antracnose
- Fusariose
- Mofo branco
- Nematoides no solo
Exemplos de doenças da Soja controladas com auxílio do Trigo
- Buva
- Capim amargoso
Consorciado às Hortaliças o trigo auxilia na:
- Podridão de esclerotínia (mofo branco)
- Fusariose
- Inibição da multiplicação de determinados nematoides
Os dados são fruto da colaboração entre Embrapa Trigo, Coopa-DF e Coopadap; e demonstram a grande criatividade do agronegócio brasileiro em busca de um manejo adequado e sustentável para cada canto do país.
Produção de Trigo Cresceu no Brasil
Conforme o Sétimo Levantamento da Safra de Grãos Conab (2025), a estimativa da Safra de Trigo 2024/25 é de uma produção de 8,5 milhões de toneladas, um volume 7,4% maior que o período anterior.
Em se concretizando a estimativa da Conab para o ciclo 2024/25, ao longo de uma década, a produção de trigo no Brasil vai registrar um crescimento de 26,87%, sendo que houve um pico de produção em 2021/22 de 10,6 milhões de toneladas (USDA, 2025).
Conteúdo relacionado
Considerações Finais
O consórcio do trigo com outras culturas auxiliou na reativação da produção em escala do feijão em regiões historicamente problemáticas em riscos fitossanitários, além de auxiliar no aumento da da produtividade da soja no Cerrado.
O Brasil não figura entre os maiores produtores de trigo do mundo, precisando importar boa parte da sua demanda. Com a atratividade econômica de grande impacto, inclusive em outras culturas, o trigo pode alavancar o crescimento de 26%, tornando-se cada vez mais relevante no VBP Agropecuário brasileiro.
Além disso, estudos da Embrapa demonstraram que as lavouras de trigo são capazes de sequestrar mais carbono que emitem, o que adiciona valor reputacional, completanto o tripé (Econômico, Ambiental e Social) da sustentabilidade da cadeia produtiva da commodity no Brasil.
mais Recentes
REFERÊNCIAS: Diferentes cenários mostram como o trigo avança no Cerrado Brasileiro.