HomeSustentabilidade Maior Risco de Inadimplência no Agro: Quem Não tem Registro Lidera

Maior Risco de Inadimplência no Agro: Quem Não tem Registro Lidera

A população rural sem cadastro formal no campo é o grupo de maior risco de crédito. O índice de inadimplência atinge 10,5% nesse segmento.

Imagem: Istockphoto.com

A análise do mercado de crédito no agronegócio revela que a taxa de inadimplência não segue um padrão linear baseado apenas no tamanho da propriedade rural. O maior alerta está no grupo de produtores sem registro em cadastros rurais. Este segmento, que inclui arrendatários e grupos familiares, registrou a maior taxa de inadimplência entre todos os perfis analisados.

O índice de inadimplência para esse grupo alcançou 10,5% no segundo trimestre de 2025. O número supera os demais perfis de risco. Por exemplo, a taxa de inadimplência entre os grandes proprietários foi de 9,2%. Para os pequenos, ela foi ainda menor.

Risco Sem Formalização

É fundamental entender quem compõe esta fatia de maior risco. O grupo “sem registro” abrange uma variedade de agentes do campo. Podem ser pessoas que atuam no agro, mas não são proprietárias diretas, ou que operam sob outras formas de arranjo.

Esta falta de formalização eleva a dificuldade de avaliação de crédito pelas instituições financeiras. Consequentemente, o risco é maior para a cadeia de fornecedores e credores.

  • É preciso diferenciar este grupo dos pequenos proprietários.
  • Os pequenos produtores, donos de até quatro módulos fiscais, representam a maioria, com 76,9% da população rural.
  • Apesar de serem a maioria, o pequeno proprietário formalizado não é o maior problema de risco.

O Perfil Mais Complexo

A taxa de inadimplência de 10,5% aponta um problema de transparência e de acesso à informação. O produtor sem registro pode ter dificuldade em comprovar sua capacidade de pagamento. Isso impacta a continuidade dos negócios. Para o agronegócio, o desafio é encontrar formas de incluir financeiramente esse grupo. É preciso que haja garantias e maior visibilidade sobre suas operações.

Compartilhe

NEWSLETTER


Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.
Você receberá uma mensagem para confirmar sua inscrição, por favor, verifique também sua a caixa de spam.

Leia também