Polinização das abelhas na produção agrícola vai além da produtividade, é geração de valor.
Estudo revela a importância da polinização das abelhas nas lavouras de arroz e demonstra que o impacto vai muito além da produtividade. É valor agregado ao produto.
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
A importância das abelhas na agricultura é conhecida, entre outros aspectos, pela sua função polinizadora. Mas um estudo recente revelou que esses insetos podem adicionar valor às lavouras de arroz, auxiliando na obtenção de selos de Indicação Geográfica por Denominação de Origem.
A exploração comercial das abelhas, seja através da apicultura ou meliponicultura (produção de abelhas sem ferrão), pode ser realizada com o intuito de melhoramento dos insetos, produção de mel e derivados, aluguel e fornecimento de colméias etc.
Essas atividades podem ser feitas separadas ou consorciadas a outras atividades agrícolas como a produção de mel em meio ao cafezal, soja, laranjais, etc. O que contribui para o aumento da produção de ambas as culturas, com mais rentabilidade e sustentabilidade.
mais Recentes
Impacto da Polinização das Abelhas na Produção de Arroz
Um estudo realizado em colaboração entre a Embrapa Agrobiologia, Ministério da Agricultura e Abastecimento (Mapa), Emater-Rio, Sebrae-RJ, Instituto Inovates e Unirio – com financiamento da Faperj – trouxe novas perspectivas sobre a importância das abelhas na produção agrícola, em especial nas lavouras de arroz do centro-norte fluminense.
Leia Também: Maiores Produtores de Arroz do Brasil e do Mundo
A pesquisa concentrou-se na cidade de Cantagalo RJ – cuja produção na safra 2023/24 totalizou R$ 371 mil reais (IBGE, 2024) – especificamente na comunidade Porto Marinho, conhecida pelo arroz anã de Porto Marinho, para o qual busca-se uma Denominação de Origem (DO).
Resultados da Pesquisa com o arroz de Porto Marinho
Pesquisadores demonstraram que a polinização por abelhas tem uma forte influência na produtividade das lavouras de arroz anã na comunidade de Porto Marinho, centro-norte do Rio de Janeiro, onde os insetos foram responsáveis por 50% da quantidade de grãos e 56% do peso da produção.
A validação desse impacto veio com a análise comparativa das plantas expostas à ação das abelhas com plantas isoladas, complementada pela baixa baixa intensidade de vento na região, considerado um fator importante de polinização.
Indicação Geográfica por Denominação de Origem
O selo de Indicação Geográfica (IG) é uma caracterização do produto que depende da comprovação de qualidades e características, únicas e inerentes aos produtos, qnue são resultado de fatores naturais e humanos do local de cultivo.
O nexo causal entre a baixa incidência de ventos e a compensação pela ação das abelhas abre caminho para a identificação regional, ilustrando o fator geográfico e climático. Já a qualidade do produto (mais grãos e mais peso) constituem a característica única do arroz anã de Porto Marinho.
Polinização das Abelhas Agrega Valor
Com o nexo consolidado entre interação das abelhas e a produtividade e qualidade do produto, é possível buscar o selo de Indicação Geográfica por Denominação de Origem. O que ajuda a dar capilaridade à reputação da região adicionando valor ao produto e vice-versa.
Já que as características intrínsecas fazem do arroz anã de Porto Marinho um produto exclusivo, o que aumenta seu valor de mercado, tanto pela alta qualidade quanto pela exclusividade, além de alavancar a visibilidade da região, atraindo mais negócios para a região.
Considerações Finais
As abelhas são grandes auxiliares do produtor rural, ainda que soltas na natureza. Porém, com a domesticação da produção, elas se tornam, cada vez mais, ativos importantes das propriedades rurais, cujas características, aliadas ao trabalho dos insetos, podem aumentar o rendimento da produção como uma grife.
Nesse contexto, o exemplo do arroz anã de Porto Marinho é um modelo a ser considerado para o planejamento de políticas públicas regionais para o agronegócio. Já que a interação entre os elementos climáticos e geográficos pode impactar diretamente no valor dos produtos, aumentando a rentabilidade dos produtores.
Além disso, a visibilidade da região através de produtos exclusivos aumenta o interesse de consumidores, turistas e produtores, com possibilidade de dar tração na procura pelos produtos e em novos investimentos para aumento da produção.
Conteúdo relacionado
REFERÊNCIAS: Abelhas têm impacto no peso e na produtividade em lavouras de arroz do centro-norte fluminense.
NEWSLETTER
Fique por dentro do Agro. Inscreva-se gratuitamente.