🎐 Biodigestores: Manejo Sustentável para Pequenas Propriedades

Conheça a Tecnologia que Ajuda Pequenos Produtores a Reduzir Custos, Emissões e Produzir Fertilizante Orgânico.

Imagem: Embrapa
Compartilhe

Conheça a Tecnologia que Ajuda Pequenos Produtores a Reduzir Custos, Emissões e Produzir Fertilizante Orgânico.

🎐 Tecnologia da Embrapa tem potencial de Reduzir Emissões de Cerca de 600 mil Toneladas de Carbono Equivalente, apenas com médios e pequenos produtores.

🌳 O imperativo da sustentabilidade, com vistas a uma economia de baixo carbono, impulsiona o desenvolvimento de tecnologia e manejo que promovam a descarbonização do processo produtivo.

🍃 Neste contexto, a agropecuária de baixo carbono ganha mais uma inovação: os biodigestores; que produzem biogás dentro da própria fazenda, o que contribui para a redução de emissões e custos com combustíveis fósseis.

Principais Vantagens dos Biodigestores da Embrapa

💰 Segundo os estudos da Embrapa Agroenergia, ao substituir dois botijões por mês de GLP pelo biogás, cada propriedade economizaria R$ 2.880,00 por ano. Além disso, no geral, 595 mil toneladas de dióxido de carbono equivalente deixariam de ser emitidas, como parte do impacto ambiental.

👩‍🌾 Além da descarbonização e redução de custos com combustíveis, os biodigestores geram, como subproduto, o digestato. Que pode ser utilizado como fertilizante em cultivos orgânicos, pois é livre de aditivos químicos.

Veja o vídeo sobre o Sistema de Biodigestão para Pequenas Propriedades

Biodigestores para Pequenas Propriedades

🤝 A tecnologia está disponível para parcerias com a iniciativa privada. Com a redução dos custos de produção, será acessível ao maior número de produtores, dando capilaridade às boas práticas sustentáveis e auxiliando o Brasil na descarbonização de suas atividades agropecuárias.


Referências

Embrapa

Compartilhe

Leia Também