🌾 Pesquisa Desenvolve Cultivar de Cereal Dedicado à Produção de Etanol
Descarbonização Inspira Desenvolvimento de Cultivares de Cereal Geneticamente Melhorado e Mais Eficiente na Produção de Etanol.
Descarbonização Inspira Inovação para Produção Mais Eficiente de Biocombustível.
O avanço da demanda por biocombustíveis, em particular o etanol (cujo ciclo é altamente descarbonizante), tem inspirado cada vez mais inovação. Desta vez, a Embrapa Trigo segue com o desenvolvimento de cultivares de Triticale, melhoradas geneticamente para produção de etanol.
Bioenergia é uma Inovação Brasileira
Não é de hoje que o agronegócio brasileiro vem apontando soluções para fontes renováveis de energia. Contando com uma matriz energética renovável em cerca de 60%, o Brasil produziu uma grande inovação, ainda nos anos 70, através do programa pró-alcool: motores movidos a etanol, que representaram um avanço mundial no uso de bioenergia.
Apesar do embalo inicial e da sequência de produção em escala de veículos movidos a etanol, o programa arrefeceu. No entanto, era apenas uma questão de amadurecimento daquela semente que, em 2003, ganhou fôlego com a introdução dos veículos flex (movidos a gasolina e etanol). Nos últimos 10 anos, segundo os dados da Anfavea, 90% da frota comercializada é de veículos flex.
Mais Recentes em “Etanol“
Sorgo Granífero BRS 3002: Nova Cultivar de Alta Produtividade Pode Chegar a 6 mil kg
Com Produtividades de até 6 mil kg por hectare, o Sorgo Granífero BRS 3002 deve alavancar a performance da lavoura no Brasil, especialmente as culturas…
Solução poderá reduzir perdas por contaminação na produção de etanol.
Tecnologia criada no Centro de Pesquisa para Inovação em Gases de Efeito Estufa da USP facilita a identificação de microrganismos contaminantes, permitindo às usinas combatê-los…
Quarto Levantamento da Safra 2024/25 da Cana-de-Açúcar: Incêndios Trouxeram Impactos.
O último levantamento da safra 2024/25 da produção canavieira nacional estima queda da produção, tendo as queimadas de 2024 como fator de alto impacto nos…
O Agronegócio é o Principal Ativo de Impacto Imediato na Transição Energética Sustentável.
O Agronegócio Impacta a Transição Energética Sustentável Produzindo Energia Através de Ciclos Produtivos Descarbonizantes e Incorporando a Sustentabilidade às suas Redes de Valor….
🌾 Pesquisa Desenvolve Cultivar de Cereal Dedicado à Produção de Etanol
Descarbonização Inspira Desenvolvimento de Cultivares de Cereal Geneticamente Melhorado e Mais Eficiente na Produção de Etanol….
O que dá a dimensão do potencial de descarbonização com a mudança da matriz energética veicular para o etanol, em detrimento da gasolina. A poluição que sai do escapamento do motor movido a etanol é menor que da gasolina, mas é no ciclo produtivo que o etanol dispara no quesito sustentabilidade. Os dados da Anfavea mostram que o ciclo da gasolina emite 151 (g CO2 / km), enquanto o do etanol de cana-de-açúcar emite 46 (g CO2 / km).
Portfolio de Fontes Renováveis de Energia
Para aproveitar todo o potencial do etanol, considerando a grande frota pronta para rodar com o biocombustível, é necessário garantir volume de produção apostando na variedade de matéria-prima e latitudes de cultivo, para mitigar os riscos inerentes a um derivado de commodities agrícolas.
Em virtude disso, a inovação trazida pela Embrapa Trigo preenche mais uma lacuna nos quesitos necessários para garantir a segurança de abastecimento (juntamente com o etanol de cana-de-açúcar, milho, sorgo etc), que seja capaz de viabilizar a troca, em grande escala, da gasolina pelo etanol, por parte dos consumidores.
O cereal representa mais uma matéria-prima para compor a oferta variada de culturas potenciais produtoras de biocombustível. Um portfolio variado minimiza o risco de vulnerabilidade das commodities às cotações internacionais, ou no caso de queda na produtividade de algumas lavouras por pragas ou questões climáticas.
Melhoramento Genético do Triticale
Outro fator importante é que as cultivares serão desenvolvidas com as melhores características para a produção de etanol, resistência a pragas e estresse hídrico, que o melhoramento genético oferece. Ou seja, alta produtividade, maior eficiência de custos, menos emissões, preservação do meio ambiente e mais sustentabilidade.
Impactos na Agricultura Brasileira
O resultado dessa parceria entre Embrapa Trigo e Be8 deve trazer impactos significativos na organização da agricultura brasileira. Já que o cereal, aplicado na indústria da panificação, deve ter sua área de cultivo ampliada e mais produtores interessados no negócio.
Mais do que uma cultura a ser expandida, o Triticale vai ajudar a descentralizar e escalar a produção de etanol. Com fomento do consumo, aumento de oferta e redução de preços, o Brasil dá um salto em sua agenda de energia renovável e descarbonização.