Ferramenta de Análise Leva 2 segundos para Determinar a Qualidade dos Grãos.

A análise em apenas 2 segundos beneficiará as cadeias de grãos bem como as que buscam nela suprimentos. Pois permite a análise de qualidade, da produção ao produto final, a baixo custo, em cada etapa.

Ferramenta analisa qualidade dos grãos. Imagem: Istockphoto.com

Siga Nossas Redes

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

A busca pela sustentabilidade das cadeias produtivas, em tempos de margens apertadas, torna o agronegócio um campo fértil à inovação. As novas ferramentas incorporam cada vez mais tecnologia de dados, capazes de fazer análises precisas no menor tempo e custo possíveis.

É o caso da nova ferramenta desenvolvida pela Embrapa Milho e Sorgo, em parceria com a Spectral Solutions. Uma tecnologia ágil, precisa e portátil, capaz de determinar a composição química de grãos em apenas 2 segundos, com alta acurácia e confiabilidade.

A Solução Combina duas Ferramentas

  • Espectroscopia do Infravermelho Próximo (NIR): técnica analítica que utiliza a luz para identificar e quantificar diferentes componentes em uma amostra.
  • Calibração Multivariada: correlaciona os dados espectrais obtidos pela NIR com resultados de métodos analíticos convencionais, permitindo uma análise mais precisa e completa.
Imagem: Embrapa / Spectral Solutions / Francine Santos
Mais Agilidade e Menos Custos

A ferramenta traz vantagens importantes, que se relacionam com a queda de custos de processo, melhoria nas margens de lucros e preços mais competitivos. Pois a análise por espectroscopia NIR é muito mais rápida e barata que os métodos tradicionais.

Mais Qualidade e Mais Lucros

A solução ajuda a identificar lotes de baixa qualidade e reduzir perdas na pós-colheita. O que é essencial para otimizar o uso de recursos e evitar desperdício e perdas. Além de garantir a qualidade e a segurança dos alimentos, desde a produção até o consumo.

Outro ponto importante é a economia, pois o método não requer o uso de reagentes químicos ou grande tempo de análise. Contando, ainda, com a capacidade da calibração multivariada em garantir alta precisão na determinação da composição química, com várias leituras de dados para cada amostra.

Benefícios a Diversas Cadeias Produtivas

A versatilidade da tecnologia deverá levá-la às mais diversas cadeias produtivas, por onde o grãos analisados possam estar presentes como:

  • Cadeias de Grãos;
  • Proteína Animal;
  • Biocombustíveis.

O equipamento é portátil, facilitando a análise dos grãos em diferentes locais. Com a vantagem de a técnica não danificar a amostra, permitindo análises subsequentes e, em outros casos, uma contraprova ou análise avançada.

Potencial Disruptivo na Produção de Alimentos

A inovação permite determinar a composição dos alimentos como o teor de proteínas, óleos e umidade dos grãos. O que vai agilizar o monitoramento da qualidade das matérias-primas, aperfeiçoar processos de produção, armazenamento, logística e garantir a consistência dos produtos finais.

Tecnologia Já Disponível no Mercado

O MicroNIR, equipamento portátil de apenas 200 gramas, pode ser operado via smartphones (tanto Android quanto iOS) e já está disponível no mercado. Em apenas dois segundos, você pode salvar a lavoura.

Siga Nossas Redes

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

Posts Similares