Nova API da Embrapa é Revolução no Controle de Pragas. Modelo dá Capilaridade à Informação Científica.

Aplicação da Embrapa permite atualização constante da informação científica e proporciona grande capilaridade ao conhecimento mais moderno sobre pragas e respectivos controles.

AgroPragas. Imagem: Istockphoto.com

Siga Nossas Redes

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

Em 2019 a Embrapa lançou o AgroPragas Maracujá, um guia de identificação e controle de pragas do maracujazeiro, que funcionava de forma online. O resultado do lançamento foi extremamente positivo e inspirou a escalada do projeto para um modelo mais completo e dinâmico.

A Nova Plataforma AgroPragas

A soma de esforços entre Embrapa Mandioca e Fruticultura, Embrapa Tabuleiros Costeiros (SE) e a Embrapa Semiárido (PE), deu rumo à nova fase de desenvolvimento da tecnologia de controle de pragas. Inicialmente, a nova plataforma estará disponível com informações sobre pragas que afetam as seguintes culturas:

  • Citros;
  • Banana;
  • Abacaxi;
  • Mamão;
  • Maracujá;
  • Manga;
  • Coco;

No entanto, é possível atualizá-la com outras pragas que também atacam as produções fruteiras, por conta do modelo de negócio escolhido pela Embrapa. Já que, em vez de um aplicativo, foi desenvolvida uma API, que permite a comunicação entre computadores, sob determinados protocolos.

Na prática, o novo modelo favorece a integração de dados a diferentes sistemas e serviços. Desta forma, permite a profissionais da área de tecnologia desenvolverem novas aplicações, baseadas nos dados disponíveis na ferramenta.

Parte do trabalho do AgroPragas é oferecer uma base de conhecimento centralizada, com um banco de dados de cada cultura, catalogada com as respectivas pragas. Essas informações serão gerenciadas por uma equipe de especialistas, responsável por alimentar o banco de dados e garantir a acurácia e confiabilidade das informações.

Embrapa Busca Parceiros

A nova versão do AgroPragas está sendo desenvolvida em caráter experimental e já possui um protótipo funcional disponível a pesquisadores e estudantes. No entando, a empresa busca parceiros para o codesenvolvimento da solução, de maneira a disponibilizá-la a pesquisadores, comunidade científica etc.

Além disso, outro público-alvo são as empresas desenvolvedoras de softwares e soluções para o agronegócio, que se interessem por desenvolver aplicações que entreguem as informações do manejo de pragas de maneira prática e direta aos produtores e técnicos de extensão rural.

Atualidade e Capilaridade à Informação Científica

Uma das grandes vantagens do novo modelo é a capilaridade que as informações atualizadas ganham. Já que caberá aos especialistas a curadoria das informações e atualizações, bem como acoplar novas culturas ao API.

As aplicações dos desenvolvedores serão soluções mercadológicas que buscarão na API AgroPragas sua base de dados, permitindo que a informação científica mais atual e confiável chegue aos usuários em uma interface amigável, desenvolvida por outros especialistas.

Desta forma, a Embrapa trabalha apenas na manutenção da API, em vez de drenar recursos para desenvolvimento de aplicativos que têm demanda por atualizações constantes em diversas áreas, não somente na base de dados.

Principais Vantagens do AgroPragas:
  • Modelo Escalável com Temática Versátil;
  • Atualizado por Especialistas;
  • Informação Científica com a Chancela da Embrapa;
  • Banco de Dados Atualizado com Informações de Referência;

A versatilidade da plataforma torna o modelo escalável, conforme explica o analista do Núcleo de Tecnologia da Informação da Embrapa Mandioca e Fruticultura Murilo Crespo: “Se uma equipe ligada à pesquisa de caju, goiaba ou melão, por exemplo, resolver participar, basta organizar os dados sobre as pragas da cultura e inserir na plataforma.”.

Impactos na Fruticultura

A tecnologia deve trazer impactos no manejo da fruticultura como um todo. Desde a gestão de riscos à rastreabilidade da produção, com efeitos benéficos em toda a reputação do setor. Além dos reflexos na reputação do agronegócio brasileiro.

Considerando apenas a laranja, banana, abacaxi, mamão, maracujá e manga (algumas das primeiras culturas contempladas pelo AgroPraga), temos R$ 45 bilhões de reais em valor de produção (IBGE, 2024). O que dá a dimensão da importância de um controle de pragas eficaz para o pilar econômico do agronegócio.

O API ajuda no diagnóstico precoce e assertivo das pragas em localidades diferentes e permite classificá-las quanto à incidência e presença tais como: quarentenária ausente, quarentenária presente etc. O que pode ser crucial para identificar e controlar o avanço das doenças, bem como garantir o tratamento efetivo com o menor impacto.

AgroPragas deve Integrar o AgroAPI

O AgroPragas, futuramente, deverá ser migrado para a AgroAPI, plataforma unificada de APIs da Embrapa. A AgroAPI, é uma solução voltada ao mercado de agricultura digital e oferece informações e modelos agropecuários gerados pela própria instituição de pesquisa.

Siga Nossas Redes

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.

REFERÊNCIAS

Embrapa / AgroPragas

Posts Similares