Performance dos Sistemas Integrados: Agro Brasileiro é Referência

Estudo da Embrapa Revelou a Incrível Performance dos Sistemas Integrados na Redução de Emissões no Bioma Amazônico.

Estudo conclui que a adoção de ILPF, em diferentes combinações, tem um balanço positivo nas emissões de gases de efeito estufa (GEE) no bioma Amazônia. O balanço líquido de carbono equivalente, no fim de quatro anos, foi negativo. Imagem: Embrapa

🍃 Estudo da Embrapa Revelou a Incrível Performance dos Sistemas Integrados na Redução de Emissões no Bioma Amazônico.

O Manejo da Lavoura, Pecuária e Floresta no mesmo sistema produtivo é uma tecnologia desenvolvida desde os anos 70. Com a crescente necessidade de uma economia de baixo carbono e um agronegócio mais sustentável, esse manejo tornou-se uma referência.

A Publicação da Embrapa trouxe um panorama mais completo sobre a performance e a versatilidade dos Sistemas Integrados, que podem ser adotados em diversas configurações e ativados nos mais diversos biomas.

Como foi Medida a Performance dos Sistemas Integrados

Foram utilizadas unidades de medida de pegada de carbono, como CO2eq por quilograma de carcaça (carne) e por quilograma de proteína de consumo humano (percentual de proteínas presentes nos grãos e na carne). Além de mensurar o carbono equivalente emitido por hectare em cada sistema.

Os resultados foram publicados em artigo internacional, e apresentaram os pontos fortes de cada sistema. Com destaque para os sistemas ILP e ILPF, que tiveram maior produção de proteína de consumo humano por hectare, com 3.010 kg/ha, contra 755 kg/ha da pecuária e da IPF.

Veja Alguns Benefícios dos Sistemas Integrados:

  • Reduzem Risco da Atividade;
  • Aumentam a Rentabilidade da Terra;
  • Melhoram a Produtividade;
  • Promovem Bem-Estar Animal;
  • Geram Créditos de Carbono;
  • Mitigam e Compensam Emissões da Pecuária;

Os Sistemas Integrados, referência de produção sustentável, devem se tornar uma tendência. Colocando o Brasil, detentor desta tecnologia de manejo, na liderança da pecuária de baixa emissão e vanguarda no agronegócio sustentável.


Referências

Embrapa

Posts Similares