Uso de Probióticos na Cafeicultura pode Reduzir Severidade da Ferrugem em até 95%, aponta Estudo.
Pesquisadores comprovam eficácia do uso de probióticos nos cafezais para controle de pragas e melhora no crescimento das mudas. A tecnologia deve melhorar a produtividade e a sustentabilidade da cafeicultura brasileira.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
Pesquisadores da Universidade Estadual Paulista (Unesp), do Instituto Biológico de São Paulo (IB) e da Embrapa estudaram a eficácia do uso de probióticos para o controle biológico de doenças de até 95%, além do impacto positivo no crescimento das mudas cafeeiras.
Os probióticos são bastante conhecidos pelos seus efeitos benéficos na flora intestinal dos humanos e também na sanidade dos animais. No entanto, seu impacto na saúde e crescimento das plantas ainda era pouco conhecido.
O experimento realizado com Colostrum BIO 21 MIX, uma mistura de Bacillus subtilis e várias bactérias do ácido lático (Lactobacillus spp, Enterococcus faecium e Pediococcus acidilactici entre outras) e Colostrum BS (composto apenas por células de Bacillus subtillis), demonstrou essa vocação dos probióticos.
Leia Também: Brasil Lidera Controle Biológico de Pragas. Registro de Produtos Biológicos já Supera os Agroquímicos.
Como os Probióticos Atuam nas Plantas de Café
Segundo os pesquisadores, os probióticos podem ser aplicados ainda no cultivo das mudas e trabalham no combate aos patógenos produzindo compostos antimicrobianos e antifúngicos, além de estimularem a proliferação da microflora benéfica. O que melhora a saúde e vitalidade das plantas desde o início do ciclo de vida.
O crescimento de uma planta saudável e mais robusta terá efeitos benéficos no transporte para o campo, onde elas encontrarão condições mais desafiadoras. Com maior resistência as mudas podem contribuir mais para a produtividade dos cafezais e melhor qualidade do café.
“Vale ressaltar também que as bactérias do ácido lático presentes nos probióticos são reconhecidas como seguras conforme estabelecido pela Administração Federal de Alimentos e Medicamentos dos Estados Unidos (FDA), e pela Autoridade Europeia para a Segurança Alimentar (EFSA), portanto, podem ter maior agilidade para serem registrados para o segmento agrícola, ao serem comparados com produtos formulados com outras espécies ainda não estudadas”.
Guilherme de Freitas, Mestre pela Faculdade de Ciências Agronômicas da Unesp.
Efeito dos Probióticos no Controle de Pragas do Cafezal
Os probióticos ofereceram vantagens inegáveis no controle de pragas de importância econômica para a cafeicultura como a ferrugem (principal doença da cultura que pode derrubar a produtividade em 50%), mancha de phoma e mancha aureolada, nas seguintes proporções:
- Ferrugem: redução de até 95% na severidade;
- Mancha de Phoma: redução de até 79% na severidade;
- Mancha Aureolada: redução de até 56% na severidade;
Efeito dos Probióticos no Crescimento das Mudas de Café
Os probióticos alavancaram o crescimento das mudas de café com aumento da massa fresca e seca da parte aérea e maior volume radicular e a área foliar, entre outros efeitos.
Leia Também: Impacto das Abelhas no Cafezal: Produtos Melhores, Abundantes e Mais Valiosos.
Uso de Probióticos na Cafeicultura para Controle Sustentável de Pragas
Ainda não há solução eficaz para algumas doenças do cafezal, que não seja o uso de agroquímicos. No entanto, o uso dos probióticos pode significar um avanço no controle biológico de pragas para a agricultura brasileira e um ativo de sustentabilidade fundamental para a reputação do café nacional.
Leia Também: Maiores Produtores de Café do Brasil e do Mundo
O Brasil, que produz sobre um dos mais rigorosos códigos florestais do mundo, adota tecnologias de manejo cada vez mais modernas e voltadas para o aumento da produtividade com uso racional dos recursos e maior segurança e qualidades dos produtos.
O que fica evidente com sua política de pesquisa agropecuária que tem avançado a passos largos para as soluções biológicas. Os probióticos, por sua vez, estão entre as soluções do portfolio de produção sustentável do agronegócio.
A tecnologia ainda deve passar pelo teste de campo e estudo de viabilidade financeira, no entanto, reforça o compromisso da agropecuária brasileira com a sustentabilidade em todos os seus pilares (econômico, social e ambiental).
Leia Também: Avaliação de Cafés Especiais: Metodologia Acessível para Pequenos Produtores é Avanço na Cafeicultura.
Siga Nossas Redes
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.