Agricultura de Precisão: Conceito, Características e Benefícios

Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.
A agricultura de precisão figura entre as principais ferramentas nas recorrentes conversas sobre eficiência e sustentabilidade nos processos da agricultura e pecuária. Isso porque a pecuária depende de uma atividade agrícola primária para alimentar os animais, ou seja, também é beneficiária do manejo agrícola de precisão.
Dentro deste framework tecnológico, a agricultura de precisão é uma das vias de aplicação da tecnologia no auxílio aos produtores, em uma jornada que sai fazenda e chega às gôndolas de supermercados. Levando consigo toda a eficiência, rentabilidade e baixo impacto ambiental e social, ressoando ao longo da cadeia produtiva.
A figura do framework se encaixa bem pois estabelece as premissas nas quais a produção deve ser balizada para entregar o máximo de valor ao menor custo social, econômico e ambiental, três pilares fundamentais da sustentabilidade no agronegócio, bem como o conceito de manejo agrícola de precisão.
Conteúdo relacionado
O que é Agricultura de Precisão?
A agricultura de precisão é um framework de gestão da produção com o uso de dados, ferramentas e processos que visam a máxima eficiência em: custos, uso de recursos naturais e produtividade; para otimizar a produção ao menor custo econômico, ambiental e social, através de decisões precisas e soluções personalizadas.
O escopo conceitual da agricultura de precisão pode ser traduzido, em outras palavras, como a capacidade de tomar decisões estratégicas e sob medida, a partir de reduzidas unidades espaciais, com repercussão geral nos resultados da lavoura; com a possibilidade de ações táticas preventivas, diagnósticas e corretivas, de forma localizada e em períodos pontuais.
Características da Agricultura de Precisão
O manejo agrícola de precisão possui algumas características que diferenciam o modelo de outros tipos de gestão tradicionais. Embora todos visem as mesmas premissas (eficiência, redução de custos, melhoria constante etc), no framework da precisão falamos de uma ação “intralavoura”, de ação personalizada e direcionada.
Essa capacidade de atingir o menor espaço problemático dentro do campo (veremos exemplos a seguir) é o que torna a agricultura de precisão uma ferramenta altamente eficaz e sustentável, cujo potencial ainda é inexplorado.
Entre as principais características da agricultura de precisão destacam-se:
- Espacialização: é a capacidade dividir a área da lavoura em partes menores, através de amostragens georreferenciadas, que vão compor um mapa das características espaciais e temporais da produção, em detalhes minuciosos.
- Desuniformidade: é a compreensão dos espaços da produção em suas características e necessidades específicas, distribuídas nas amostragens, para formação de um mapeamento da produção.
- Personalização: com base nas características desuniformes de cada ponto é possível uma ação tática personalizada e localizada, para atingir um objetivo determinado em cada ponto do talhão, extraindo o melhor de cada hectare.
- Versatilidade: essa é uma das principais características da agricultura de precisão pois, além de permitir ações táticas diferentes para demandas específicas no mesmo talhão, pode ser utilizada para planejamento de produção, diagnóstico de doenças, melhoramento genético de plantas, curadoria do solo etc, para diversos tipos de commodity.

É importante compreender que o manejo agrícola de precisão não propõe uniformizar a produtividade da área, mas compreender as deficiências de cada ponto do talhão e utilizar estratégias e táticas localizadas para solucionar a demanda específica.
Sistemas Utilizados na Agricultura de Precisão
O modelo da agricultura de precisão propõe ações realizadas na amostragem de interesse, com repercussão no resultado do universo da produção, superando a desuniformidade com soluções personalizadas, extraindo o melhor de cada hectare.
Para a composição dessa amostragem, tomada de decisão e ações táticas, o modelo utiliza um ferramental precioso, do qual podemos destacar:
- GNSS (Global Navigation Satellite System): sistema através do qual uma constelação de satélites torna possível, através das coordenadas, determinar a localização de um ponto na terra com altíssima precisão.
- SIG (Sistema de Informação Geográfica): sistema computacional que permite a captura, armazenamento, manipulação, análise e visualização de dados georreferenciados (informações associadas a uma localização geográfica específica), auxiliando na compreensão e resolução de problemas espaciais.
- Mapeamento de produtividade: dados da variabilidade da área de produção, com informações sobre produtividade, lucratividade, deficiências etc, convertidas em zoneamento espacial e temporal da propriedade. É a base das decisões estratégicas e táticas.
- Amostragens georreferenciadas: é compartimentação dos mapas de produtividade em amostragens (áreas menores) com alta precisão, que tornará possível a análise, diagnóstico e ação localizada, de acordo com a necessidade de cada amostragem.

Além destes desses recursos, a agricultura de precisão também demanda equipamentos como sensores de solo e de planta, que cumprem o papel de identificação de uma série de indicadores (condutividade elétrica do solo, detectar plantas invasoras, estimativa de biomassa etc).
Vantagens da Agricultura de Precisão
A partir das características do manejo de precisão e suas ferramentas, podemos identificar as principais vantagens, entre as quais destacamos a alta precisão da aplicação das soluções, a redução de riscos aos agricultores, a redução de custos (insumos, combustível, tempo etc) e a grande eficiência em extrair o melhor da produtividade de cada espaço da lavoura.
Com a aplicação precisa de defensivos, por exemplo, temos uma redução de risco da exposição dos agricultores aos químicos, uma redução no residual no solo e nos alimentos, o que aumenta a sustentabilidade das lavouras.
Conteúdo relacionado
Além disso, a redução de custos favorece o aumento da rentabilidade dos produtores, de modo que os produtos tornem-se mais competitivos, o que se reflete em preços menores aos consumidores.
O aumento da rentabilidade com redução de riscos e custos torna a atividade mais atrativa e amplia a demanda por inovação, que gera um mercado fornecedor de soluções que, por sua vez, amplia a produtividade das lavouras, mesmo sem ampliação de área, para citar apenas um exemplo.
Desafios da Agricultura de Precisão
Entre os principais desafios da agricultura de precisão podemos destacar a pouca infraestrutura de tecnologia e comunicação presente no Brasil. Especialmente na zona rural, onde, além da demanda pelo serviço, é exigida excelência e estabilidade da conexão.
A tecnologia 5G é uma ferramenta que pode alavancar a competitividade do agronegócio nacional e destravar o potencial do manejo agrícola de precisão. Sem essa capacidade de conectar o produtor, suas máquinas e sua propriedade aos mercados mundiais, em tempo real, a agricultura de precisão fica prejudicada.

Sempre que há análise, trânsito e atualização de Big Data, aquele que fica desconectado, por menor que seja a janela de tempo, corre risco de ser superado. Em ambiente competitivo, dentro do próprio framework de precisão, a desconexão pode ser o fim da linha para a fazenda.
O desafio do investimento em equipamentos e mão de obra especializada.
Implantar o modelo de agricultura de precisão pode trazer outros desafios de ordem estrutural dentro da propriedade, seja com modelos, equipamentos e ferramentas de gestão, ou infraestrutura de armazenamento de dados.
Outro gargalo pode ser a necessidade de mecanização e automação que, embora promovam redução de custos e perdas no médio prazo, podem ter um alto custo de aquisição, enquanto o mercado consumidor do manejo de precisão não ganha escala competitiva.
Conteúdo relacionado
Os produtores também podem enfrentar problemas com a formação de mão de obra especializada, pois a automação pode tirar o operador da máquina e colocá-lo em uma sala com dashboards e dados a serem analisados, ou seja, demandará novas habilidades.
Seja pelo tempo necessário para preparar a mão de obra ou pela demanda repentina, além de escassos, os recursos humanos especializados podem se tornar caros, onerando a implantação da agricultura de precisão.
Impactos da Agricultura de Precisão
O manejo agrícola de precisão é um potencial de sustentabilidade no agronegócio que precisa ser destravado. Seus impactos vão além de otimizar a produção, reverberam em toda a cadeia de valor, do campo ao consumidor final.
Ao possibilitar um manejo individualizado e estratégico de cada porção da lavoura, impulsionado por dados e tecnologia de ponta, a agricultura de precisão promove um aumento significativo da eficiência, a redução de custos e riscos, e a utilização mais consciente e sustentável dos recursos naturais.
A capacidade de aumentar a rentabilidade, reduzir o impacto ambiental e garantir a qualidade e segurança dos alimentos posiciona esse modelo como uma tática fundamental para a construção de um agronegócio mais competitivo, resiliente e alinhado com as demandas de um futuro sustentável.
Conteúdo relacionado
Siga o Agro Sustentar no Whatsapp. Canal GRATUITO de notícias e informações do AGRO diretamente em seu smartphone, com SEGURANÇA e PRIVACIDADE.